Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

HSBC paga 100 milhões em processo sobre manipulação da Libor

O banco britânico foi acusado de ter manipulado a Libor por um grupo de investidores que inclui a cidade de Baltimore e a Universidade de Yale.

Bloomberg
Rita Faria afaria@negocios.pt 30 de Março de 2018 às 12:30

O britânico HSBC concordou pagar 100 milhões de dólares (cerca de 81,2 milhões de euros) para fechar um processo relacionado com a manipulação da Libor, e que envolve investidores como a cidade de Baltimore e a Universidade de Yale, que dizem ter sido lesados na compra de títulos indexados a esta taxa.

 

Este acordo, que ainda tem de ser aprovado por um juiz federal em Manhattan, segue-se a outros semelhantes alcançados recentemente entre grupos de investidores e bancos como o Barclays, Citigroup e Deutsche Bank.

De acordo com a Bloomberg, os investidores alegaram que, a partir de 2007, o HSBC juntou-se a outros bancos para deprimir a Libor de forma a minimizar o valor que as empresas tinham que pagar pelos investimentos vinculados à taxa. Os investimentos vinculados à Libor incluíam swaps de activos, obrigações de dívida garantidas e contratos futuros.

Os investidores consideraram o acordo "justo" e, num comunicado por email citado pela agência noticiosa, o banco mostrou-se "satisfeito" por a questão "estar resolvida".

Já ontem foi noticiado que o Barclays concordou em pagar dois mil milhões de dólares (cerca de 1.617 milhões de euros) num acordo judicial nos EUA no âmbito de uma investigação a títulos endossados a hipotecas residenciais (RMBS) decorrente da crise do subprime.

Ver comentários
Saber mais HSBC Reino Unido Estados Unidos Libor
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio