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Há mais de seis milhões de contratos de seguros a beneficiar de medidas de apoio
A Associação Portuguesa de Seguradores nota que os dados relativos ao mês de setembro "revelam que o setor foi fortemente afetado pela pandemia".
"Em Portugal, o setor segurador continua a demonstrar uma importante capacidade de resiliência, e compromisso com os seus clientes, nomeadamente através das medidas de apoio às famílias, empresas e prestadores de serviços", refere a APS.
Além da moratória nos prémios dos seguros - uma medida criada pelo Governo para apoiar as famílias e empresas mais penalizadas pela pandemia -, "foram também voluntariamente adotadas algumas iniciativas de apoio aos clientes e a realização de alterações extraordinárias nas políticas de responsabilidade corporativa e sustentabilidade, em cerca de 70% das empresas de seguros a operar em Portugal".
Este apoio está a ser prestado numa altura em que as seguradoras, assim como outros setores, estão a ser muito penalizadas por este mesmo impacto.
"Os dados da indústria seguradora relativos ao mês de setembro de 2020 revelam que o setor foi fortemente afetado pela pandemia que se reflete já no agravamento dos custos dos sinistros", afirma a APS.
Há alguns ramos em que este aumento dos custos é superior ao registado em 2019. É o caso dos seguros de multirriscos, de doença, de assistência no automóvel ou de crédito, refere, notando que "esta tendência deverá estender-se aos restantes ramos de seguros até ao final do ano".
O impacto da pandemia de covid-19 reflete-se também, diz a APS, através da "redução significativa nas carteiras de investimento das empresas de seguros, de quase 4% face ao final do ano anterior", mas também da diminuição de perto de seis pontos percentuais do rácio de cobertura do Requisito de Capital de Solvência (SCR), situando-se agora nos 173%.
(Notícia atualizada às 20:03.)