Notícia
Goldman Sachs compra banco online GE Capital da General Electric
Os detalhes da transacção não foram divulgados, mas o Goldman Sachs passará a deter os 16 mil milhões de dólares em depósitos do GE Capital Bank. Neste negócio não estão incluídos activos físicos e os trabalhadores da unidade bancária da General Electric serão integrados no Goldman Sachs.
O grupo Goldman Sachs acordou a aquisição do banco online da General Electric, o GE Capital Bank, uma compra que permitirá ao maior banco de investimento dos EUA reforçar a sua base de financiamento, tornando-se mais estável para enfrentar potenciais crises futuras, noticiou esta quinta-feira, 13 de Agosto a Reuters.
O banco de investimento terá assim acesso a 16 mil milhões de dólares em depósitos (cerca de 14 mil milhões de euros), 8 mil milhões dos quais em certificados de depósito. Os pormenores da compra não foram detalhados.
A dimensão do negócio é relativamente "pequena" para a Goldman Sachs, escreve a agência, mas é o "o mais recente passo numa mudança história para o Goldman", um banco de investimento forçado pelas autoridades a tornar-se mais parecido com um banco universal após a crise financeira. Em tempos de crise, os depósitos são menos prováveis de desaparecer uma vez de que são assegurados a nível federal.
"Esta transacção permite a diversificação do financiamento e fortalece o perfil de liquidez do Goldman Sachs, ao providenciar um canal adicional para reunir depósitos", disse Beshel Robinson, responsável financeira do Goldman Sachs, em comunicado citado pela Bloomberg.
Segundo a agência, este negócio não inclui activos físicos e os funcionários do banco online da General Electric serão integrados na Goldman Sachs.
Este negócio é mais um passo no desmantelamento da área de serviços financeiros da General Electric, anunciada em Abril, escreve o The Wall Street Journal, e acontece dias depois de ter acordado a venda da unidade de financiamento no sector da saúde à Capital One.