Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Garantia europeia leva BPI financiar PME inovadoras com “spreads” mais baixos

O BPI vai disponibilizar uma linha de financiamento que pode chegar a 200 milhões de euros e que beneficia de uma garantia do Fundo Europeu de Investimento sobre metade do valor dos empréstimos. O crédito destina-se a PME inovadoras, que poderão aceder a empréstimos mais baratos graças ao aval europeu.

19 de Dezembro de 2014 às 19:07
  • 8
  • ...

Uma garantia de 100 milhões de euros acordada com o Fundo Europeu de Investimento (FEI) e a Comissão Europeia vai permitir ao BPI disponibilizar uma linha de financiamento de um montante máximo de 200 milhões de euros destinados a PME inovadoras. As empresas vão poder obter empréstimos no valor máximo de 7,5 milhões, com um prazo de dez anos e com um "spread" equivalente a metade da taxa normal na componente garantida pelo FEI.

 

Graças a este protocolo, assinado esta sexta-feira, 19 de Dezembro, "o BPI tem mais capacidade para conceder esses crédito e para o fazer em condições mais favoráveis. Na parte garantida, o ‘spread’ fica em metade do que seria sem a cobertura de risco" do FEI, adiantou Fernando Ulrich, presidente do banco, na assinatura do acordo.

 

Carlos Moeda, comissário europeu da Inovação, espera, depois de o BPI ter sido o primeiro banco português e o segundo a nível europeu a aderir ao programa InnovFin, "ver outras instituições financeiras a aderir a este programa". E recordou que na experiência piloto também o Novo Banco participou.

Ver comentários
Saber mais BPI Fundo Europeu de Investimento Fernando Ulrich Carlos Moedas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio