Notícia
Fitch baixa “rating” dos bancos cipriotas envolvidos no resgate para “D”
Decisão da agência de notação financeira surge depois do acordo para o resgate de Chipre, que envolve uma forte reestruturação do sector financeiro do país.
A Fitch Ratings reviu hoje em baixa a notação financeira dos dois bancos cipriotas envolvidos no resgate do país, colocando ambos com um “rating” ao nível de D.
O Cyprus Popular Bank, conhecido por Laiki, viu o seu “rating” descer para “default” (D), enquanto a notação do Bank of Cyprus baixou para “restritive default” (RD). Ambos tinham uma notação de B.
No âmbito da reestruturação que vai ser aplicada ao sector financeiro cipriota, o Laiki vai ser encerrado, com os depósitos abaixo de 100 mil euros nesta instituição a serem transferidos para o Bank of Cyprus.
Os accionistas e obrigacionistas das duas instituições deverão perder todo o dinheiro aplicado nos dois bancos, enquanto os depósitos acima de 100 mil euros deverão sofrer perdas na ordem dos 40%, segundo indicou hoje o ministro das Finanças cipriota, Michael Sarris.
A Fitch justifica a descida dos “ratings” precisamente com a participação dos credores dos bancos na perdas que vão ser assumidas para reestruturar e recapitalizar os dois bancos.