Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ferro Rodrigues dá mais 60 dias à comissão de inquérito à CGD

A comissão de inquérito está praticamente a terminar os 120 dias estipulados. O presidente da Assembleia da República já determinou o prolongamento por mais 60 dias.

Bruno Simão
  • 2
  • ...

A comissão de inquérito à CGD tomou posse a 5 de Julho de 2016, tendo sido suspensa por duas vezes, uma para férias e outra por conta do Orçamento do Estado. A duração da mesma estava estipulada para 120 dias, estando próxima a data de funcionamento.

 

Assim, numa altura em que se discute se a comissão de inquérito não deverá ter o seu objecto alargado, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, prolongou o prazo "por mais 60 dias", pode ler-se na Resolução da Assembleia da República n.º 7/2017, publicada esta terça-feira, 24 de Janeiro, em Diário da República.

Esta terça-feira a comissão vai reunir-se para ouvir Faria de Oliveira, que presidiu à CGD entre 2008 e 2011. Em cima da mesa deverá estar também a discussão em torno do alargamento do que está a ser analisado.

 

Há quem queira trazer a recente recapitalização do banco para dentro do inquérito. O PSD e o CDS acreditam ter poderes jurídicos para conseguir debater na comissão a avaliação do plano de reestruturação e de capitalização do banco público.

Tudo com um novo enquadramento: a Caixa não pode rejeitar a entrega de documentos, como determinou o acórdão da Relação de Lisboa, que abre portas à divulgação dos maiores créditos concedidos. A CGD deverá recorrer.

A correspondência trocada pelo banco é uma excepção. Aliás, o seu ex-presidente, António Domingues, recusou disponibilizar a correspondência trocada com o Ministério das Finanças, em resposta a um requerimento do CDS, que pretendia perceber se foram dadas garantias de que as declarações de rendimento e de património não tinham de ser entregues no Tribunal Constitucional.

Ver comentários
Saber mais Eduardo Ferro Rodrigues presidente da Assembleia da República CGD Faria de Oliveira PSD CDS António Domingues Tribunal Constitucional política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio