Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estado já pagou mais de mil milhões em créditos fiscais à banca

Novo Banco e a Caixa Geral de Depósitos receberam 98% do montante total dos reembolsos ao abrigo do mecanismo criado em 2014.

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação em Portugal fixou-se em 4,524% em novembro, o valor mais elevado desde março de 2009.
Rafael Marchante/Reuters
03 de Abril de 2024 às 08:30
  • 1
  • ...
A Autoridade Tributária (AT) já pagou mais de mil milhões de euros em créditos tributários a seis bancos, avança, esta quarta-feira, o Eco, citado o último relatório enviado ao Governo, a 11 de março, um dia depois das eleições.

Segundo a mesma publicação, o Novo Banco e a Caixa Geral de Depósitos receberam 98% desse montante, com o primeiro a beneficiar de 620 milhões de euros ao abrigo do Regime Especial dos Ativos por Impostos Diferidos (REAID), que permite aos bancos serem compensados pela via fiscal por conta de perdas registadas no passado. Já a Caixa Geral de Depósitos foi reembolsada em cerca de 421 milhões.

O Haitong Bank (20,5 milhões de euros), o Banco Efisa (860 mil euros), o Banif — Banco de Investimento (561,5 mil euros) e o Bison Bank (48 mil euros) foram outros bancos reembolsados pelo Fisco no âmbito deste mecanismo instituído em 2014.
Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) governo banca. Novobanco Caixa Geral de Depósitos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio