Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Equipa de Vítor Bento estará de saída do Novo Banco

O Banco de Portugal quer a venda rápida do Novo Banco e já terá encontrado uma solução para a administração da instituição, uma vez que, segundo o Expresso, Vítor Bento e a sua equipa estão de saída por não concordarem com a estratégia. O Negócios sabe que o Novo Banco vai emitir um comunicado em breve.

Sara Matos/Negócios
Negócios 13 de Setembro de 2014 às 11:07
  • ...

Vítor Bento, José Honório e João Moreira Rato estarão de saída do Novo Banco e o Banco de Portugal já estará à procura de substitutos para os gestores que entraram na administração há menos de dois meses, quando esta foi constituída.

 

A notícia foi avançada pelo semanário Expresso este Sábado. O Negócios está a tentar contactar Vítor Bento para reagir a esta notícia, não tendo até agora tido sucesso. O Novo Banco, apurou o Negócios, vai em breve emitir um comunicado.

 

A saída destes gestores do Novo Banco, que o jornal noticia citando "fontes políticas", deve-se à rejeição pelo Banco de Portugal da estratégia de longo prazo que apresentaram, uma vez que Vítor Costa defende a venda rápida do Novo Banco o mais rápido possível e directamente a uma outra instituição bancária. Vítor Bento e a restante equipa defendem um projecto a médio prazo e com dispersão de capital em bolsa.

 

O jornal acrescentou que "os três terão manifestado por várias vezes a sua indisponibilidade para liderarem um projecto que não era o deles".

 

Na sua edição online o Expresso adianta que o Banco de Portugal já terá encontrado uma solução para a substituição da administração do Novo Banco, que deverá ser conhecida nas próximas horas.

 

Comissão de Trabalhadores alerta que venda apressada será o fim da instituição

 

O coordenador da Comissão de Trabalhadores do Novo Banco, João Matos, disse hoje à Lusa que uma eventual demissão da equipa liderada por Vítor Bento "não surpreende", mas avisa que uma venda apressada será o fim da instituição.

 

 "O banco precisa de estabilidade e não se podem baixar os braços. Estamos mais unidos do que nunca para salvar a instituição. Uma venda apressada será o fim do banco e nenhum de nós quer isso", disse João Matos em declarações à agência Lusa.

 

De acordo com o representante dos trabalhadores da instituição, a eventual saída da equipa de Vítor Bento "não é inteiramente uma novidade".

 

"Sabíamos que o trabalho da administração estava praticamente sem autonomia. Não pensávamos era que fosse tão rápido", afirmou ainda João Matos.

 

O Novo Banco foi constituído nos primeiros dias de Agosto, depois do resgate do BES, pelo que a notícia da saída de Vítor Bento e da sua equipa surge pouco mais de um mês depois do início do exercício de funções.

 

(notícia actualizada às 11h20 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Vítor Bento José Honório João Moreira Rato Novo Banco Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio