Notícia
Entidades governamentais lideram negociações urgentes para resgate do First Republic Bank
A agência Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), o Departamento do Tesouro e a Reserva Federal estão entre as entidades que tentam encontrar uma solução urgente para o First Republic Bank, segundo uma notícia da Reuters.
A agência Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), o Departamento do Tesouro e a Reserva Federal estão entre as entidades governamentais que terão começado, nos últimos dias, a gerir as negociações com as empresas do setor, com o objetivo de criar uma linha de resgate do First Republic Bank.
Não é ainda claro, no entanto, se o governo norte-americano estará a considerar participar um resgate do setor privado da instituição bancária.
O First Republic Bank tornou-se o epicentro da crise da banca nos Estados Unidos, depois de ter registado uma forte fuga dos depósitos no primeiro trimestre do ano. Em Wall Street várias empresas têm tentado arranjar uma solução para o banco, após 11 instituições terem depositado 30 mil milhões de dólares junto da instituição.
Na segunda-feira, o First Republic revelou que estava a trabalhar em "opções estratégicas" para estabilizar a instituição, estando em cima da mesa a criação de um "banco mau" ou a venda de um conjunto de ativos, revelou uma fonte familiar com o assunto à Reuters.
Fontes consultadas pelo Financial Times (FT) indicam que o First Republic está em contacto com a Casa Branca, a Reserva Federal e o Tesouro norte-americano, que se encontram em estado de alerta depois da falência do Silicon Valley Bank e do Signature Bank no mês passado.