Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Deutsche Bank pede 150 mil milhões para a banca europeia

"Cumprir estritamente as regras [de resgate europeu] causaria mais danos do que suspendê-las", disse o economista-chefe do Deutsche Bank, David Folkerts-Landau em entrevista ao jornal alemão Welt am Sonntag.

Bloomberg
Negócios 11 de Julho de 2016 às 20:12
  • 3
  • ...

O banco alemão Deutsche Bank defendeu este fim-de-semana uma operação de recapitalização da banca europeia que poderá ascender a 150 mil milhões de euros, sugerindo a suspensão das actuais regras de resgate – que colocam accionistas, obrigacionistas, além de grandes depositantes na linha da frente do socorro aos bancos – para proceder a essa injecção.

"Cumprir estritamente as regras causaria mais danos do que suspendê-las", disse o economista-chefe do Deutsche Bank, David Folkerts-Landau, em entrevista ao jornal alemão Welt am Sonntag.

O responsável acredita ainda que os 40 mil milhões de euros que o Estado italiano estima ser necessário injectar nas instituições financeiras é um número conservador face às verdadeiras exigências de capital.

"Não espero uma segunda crise financeira como em 2008. (…) Os bancos estão hoje muito mais estáveis. O que enfrentamos agora é uma espiral lenta e descendente", afirmou. No entanto, considerou que a "Europa está seriamente doente e precisa rapidamente de enfrentar os problemas existentes, ou arrisca um acidente".

As acções do Deutsche Bank desvalorizaram mais de 40% no último ano até aos mínimos atingidos na quinta-feira passada. Encerraram a sessão desta segunda-feira a valorizar 2,02% para 12,04 euros.

Ver comentários
Saber mais Deutsche Bank Europa serviços financeiros economia negócios e finanças banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio