Notícia
Caso BES tem mais de 1.500 processos nos tribunais
Os advogados ouvidos pelo Diário de Notícias reconhecem que a justiça não tem capacidade para lidar com um caso desta dimensão. Há 19 mil pessoas e empresas a reclamar créditos.
O caso do Banco Espírito Santo (BES) já originou mais de 1.500 processos nos tribunais portugueses. O número é avançado pelo Diário de Notícias desta quinta-feira, 6 de Abril, que cita a comissão liquidatária do banco. No balanço incluem-se processos cíveis, administrativos e de execução.
A publicação concretiza que são 50 as acções só para impugnar a medida de resolução do Banco de Portugal em Agosto de 2014, em que a instituição foi dividida no chamado "banco mau", que absorvia os activos tóxicos, e no "banco bom", a partir daí designado como Novo Banco.
Há 17 mil requerimentos de 19 mil pessoas e empresas a reclamar créditos ao BES. Perante este cenário, os advogados ouvidos pelo Diário de Notícias reconhecem a falta de capacidade da justiça para lidar com um caso desta dimensão.
No final da semana passada, a Lone Star acordou a compra de 75% do Novo Banco. Os restantes 25% ficam ao abrigo do chamado Fundo de Resolução. O Negócios explica os detalhes desta operação aqui.