Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carlos Costa: "Vamos ter uma união bancária, mas não financeira"

Governador do Banco de Portugal disse esta quinta-feira no Porto que falta um mercado entre bancos e investidores institucionais

17.º- Carlos Costa 
Governador do Banco de Portugal atinge o ponto mais alto do seu poder em Portugal. Até agora.
31 de Outubro de 2013 às 11:00
  • 5
  • ...

O Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, disse esta manhã que falta um "mercado entre bancos e investidores institucionais" para evitar que as instituições bancárias arrisquem financiar-se a curto prazo ou coloquem os depósitos em risco. E que o que se prepara é uma "união bancária, mas não financeira".

 

O responsável, que falava numa conferência organizada pela Porto Business School, disse que se não houver união financeira vamos continuar com um sistema "esquizofrénico" em que "os bancos só podem emprestar de acordo com os depósitos. E os investidores vão emprestar a outras partes do mundo".

 

O responsável disse ainda que era preciso garantir que não houvesse questões do passado a ensombrar as negociações entre os países europeus para chegar a esse acordo. E garantir que os depositantes têm sempre o seu dinheiro seguro, "porque é para isso que pagam". Para isso os bancos têm que conseguir financiar adequadamente as actividades mais arriscadas.

 

Ver comentários
Saber mais Governador do Banco de Portugal Carlos Costa Porto Business School união bancária
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio