Notícia
Schäuble reúne ministros das Finanças para promover união bancária
O ministro das Finanças alemão reuniu alguns dos seus homólogos da União Europeia em Frankfurt com o objectivo de chegar a acordo sobre o processo de resolução a aplicar aos bancos que se vejam em sérias dificuldades. O acordo é necessário, até ao final do ano, para avançar com a união bancária.
Wolfgang Schäuble reuniu os ministros das Finanças de França, Itália, Espanha, Holanda e Lituânia em Frankfurt, numa reunião de preparação para o Eurogrupo e o Ecofin, que vão decorrer na próxima semana em Bruxelas.
A reunião em Frankfurt foi confirmada pelo ministério das Finanças alemão à Reuters e a presença dos cinco ministros convidados para Frankfurt é avançada com base em “múltiplas fontes”, segundo a agência noticiosa.
O encontro que reúne os ministros das Finanças das principais economias da União Europeia (UE), bem como o da Lituânia que detém a presidência rotativa da UE, pretende promover um acordo de resolução bancária que necessita de ser aprovado até ao final do ano. O ministro Schäuble tem sido um dos principais opositores à proposta de resolução apresentada, em Julho, pela Comissão Europeia.
Schäuble tem objecções quanto a entregar à Comissão poderes adicionais para a resolução de problemas que ameacem a sobrevivência de instituições bancárias. O Mecanismo Único de Resolução (MUR), proposto em Julho, viria juntar-se ao Mecanismo Único de Supervisão, que entrega ao Banco Central Europeu parte dos poderes regulativos que pertencem agora aos bancos centrais nacionais.
Os responsáveis políticos da União Europeia estão a aproximar-se do limite para decidir acerca de processo de gestão das falências de bancos que permita avançar com o projecto de união bancária, já que o prazo para a sua aprovação termina no final deste ano. Um atraso nesta etapa do acordo poderá ter como consequência um atraso significativo da união bancária.
Além dos responsáveis nacionais, o comissário europeu Michel Barnier e o membro do Banco Central Europeu Jörg Asmussen também compareceram na reunião.