Notícia
Caixabank aumenta lucros em 75% no primeiro semestre
O Caixabank, maior accionista do BPI, terminou o primeiro semestre do ano com um aumento de lucros de 75%, um aumento que reflecte a incorporação das actividades do Barclays em Espanha.
O Caixabank fechou o primeiro semestre do ano com um resultado líquido de 708 milhões de euros, mais 75% quando comparado com igual período do ano passado, revelou esta sexta-feira, 31 de Julho, o banco em comunicado emitido para o regulador de mercados espanhol.
A margem bruta aumentou 21,7% para 4,56 mil milhões de euros, num período em que a margem de exploração cresceu 5,8% para 1,97 mil milhões de euros.
Os recursos dos clientes subiram mais de 9% para 296,41 mil milhões de euros, enquanto o crédito a clientes aumentou 7,3% para 211,55 mil milhões de euros.
O rácio de solvabilidade CET1 encontra-se nos 12,8%, o que corresponde a uma melhoria face a Março, mas a uma queda quando comparado com Dezembro.
A contribuir para o desempenho do primeiro trimestre do Caixabank esteve a incorporação do negócio do Barclays Espanha, adquirido pelo banco espanhol.
Sobre Portugal e o BPI o Caixabank apenas realça que lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o capital do banco português, uma operação que estava pendente da alteração dos estatutos do BPI, o que foi chumbado pelos accionistas do banco português. Depois deste chumbo "o Caixabank iniciou uma fase de análise das alternativas estratégicas disponíveis em relação à sua participação no BPI, tendo em conta os objectivos do seu plano estratégico 2015-2018." Esta é a única informação disponível na apresentação de resultados.