Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBank reitera que está a analisar "alternativas estratégicas" para o BPI

O CaixaBank, que lançou uma OPA sobre o BPI e cuja operação não teve sucesso, reitera que está a avaliar as "alternativas estratégicas" existentes para decidir o que fazer com a participação que detém no BPI.

David Ramos/Bloomberg
31 de Julho de 2015 às 10:06
  • ...

O CaixaBank está a avaliar as possibilidades sobre o futuro da participação no capital do BPI, revela o banco espanhol, no comunicado de apresentação de resultados do primeiro semestre.

 

O Caixabank apenas se refere ao BPI, no comunicado, para explicar o que está a fazer em relação à participação de 44% no capital do banco português. "O Caixabank iniciou uma fase de análise das alternativas estratégicas disponíveis em relação à sua participação no BPI, tendo em conta os objectivos do seu plano estratégico 2015-2018."

 

Esta decisão surge depois da maioria dos accionistas do BPI terem chumbado a alteração aos estatutos do banco que permitiam que o CaixaBank votasse um peso de 44% (actual participação) em vez dos 20% a que está limitado.

 

No dia 18 de Julho, o CaixaBank anunciou que desistiu da OPA. Nessa altura já tinha revelado que estava a analisar as "alternativas estratégicas disponíveis em relação à sua participação no BPI" tendo em consideração o plano estratégico que foi apresentado em Março. Este documento foi conhecido já depois do anúncio preliminar e foi feito sem levar em consideração uma eventual compra do BPI. O documento de 120 páginas, nas poucas referências ao banco português, dizia que a aquisição era um "passo natural" dado o "conhecimento profundo do BPI e de Portugal" que o grupo catalão diz ter "desde 1995".

Ver comentários
Saber mais CaixaBank BPI banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio