Notícia
BPI fez provisões de 20,2 milhões para obrigações da PT
A exposição do BPI a dívida da PT International Finance roubou 20,2 milhões de euros aos resultados do banco. Fernando Ulrich ainda espera recuperar parte deste valor após a reestruturação da dívida da Oi.
O BPI registou imparidades de 20,2 milhões de euros para fazer face a perdas com dívida da PT International Finance, sociedade afectada pelo pedido de insolvência da Oi, grupo brasileiro que integrou a PT Portugal e a PT international Finance.
Este valor é corresponde a 85% do valor da exposição do BPI à dívida da PT que, no total, ascende a 23 milhões de euros, adiantou Fernando Ulrich, na apresentação dos resultados semestrais do banco. No entanto, o banqueiro admite vir a recuperar parte das provisões agora registadas.
"Temos esperança de que com as negociações com os credores e a reestruturação da Oi esta perda possa não ser tão grande", adiantou Ulrich.
As provisões registadas para esta exposição tiveram em conta o valor de mercado da dívida emitida pela PT Finance, que está a cotar a 15% do valor de emissão. A dívida detida pelo BPI tem maturidade em Março de 2017.