Notícia
BES admite comprar rede de balcões em Espanha
Amílcar Morais Pires afirmou que o BES poderá ter interesse em adquirir uma rede entre 150 a 200 balcões.
O Banco Espírito Santo admitiu hoje realizar aquisições em Espanha, na sequência das medidas de reestruturação que estão a ser tomadas pelas instituições espanholas.
"Quando fizermos alguma coisa, temos que ter a certeza que vai acrescentar valor" ao BES, disse hoje Ricardo Salgado em conferência de imprensa realizada em Espanha. "Estar a gastar capital, só por gastar, é que não", acrescentou o CEO do banco.
Segundo explicou Amílcar Morais Pires ao Negócios, o BES poderá ter interesse em adquirir uma rede entre 150 a 200 balcões, que traga activos de qualidade, ao nível do crédito à habitação e depósitos, e tenha associado um baixo rácio de transformação.
O administrador financeiro revelou que deverão existir oportunidades no mercado espanhol, depois das limpezas de carteira dos bancos espanholas, que vão ser feitas através da transferência de activos problemático para um "bad bank".
"Terá que ser uma operação com impacto de capital mínimo", afirmou Amílcar Morais Pires.
Pedro Escudero, responsável pelo banco português em Espanha, afirmou que o pode interessar ao BES em Espanha são redes ligadas à banca privada e com clientes de elevados rendimentos. Todas as operações serão analisadas pelo BES, mas com "muita prudência".
Ricardo Salgado explicou ainda na conferência de imprensa que o investimento em Espanha e a aposta no exterior são formas de compensar a contracção do mercado em Portugal. "A escapatória nessa situação é por via da internacionalização, de forma a aumentar a nossa capacidade internacional."