Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE impôs capitalização do Novo Banco ainda este ano

A urgência de o Novo Banco reforçar a sua solidez ainda este ano resultou de uma imposição do BCE. O supervisor europeu definiu novas exigências de solidez para a instituição e impôs o seu cumprimento até final de 2015, sabe o Negócios.

Reuters
29 de Dezembro de 2015 às 20:23
  • ...

A necessidade de o Novo Banco reforçar a sua solidez ainda este ano foi imposta pelo Banco Central Europeu, apurou o Negócios. Uma urgência que teve influência no modelo de capitalização, que vai implicar perdas para investidores institucionais com obrigações seniores da instituição liderada por Eduardo Stock da Cunha.

 

Foi no quadro do processo de revisão e avaliação de supervisão (SREP, na sigla inglesa) que o BCE definiu novos requisitos individuais de solidez para o Novo Banco. Simultaneamente, definiu o final deste ano como prazo limite para o cumprimento destas exigências que têm em conta o perfil de risco da instituição.

 

É neste quadro que o Banco de Portugal está a ultimar a transferência de pelo menos 1.500 milhões de euros de obrigações seniores do Novo Banco para o BES, o que vai permitir aumentar a situação líquida do banco liderado por Stock da Cunha e, desta forma, reforçar a solidez.

 

Antes de o BCE concluir o exercício do SREP, o que terá acontecido apenas em Dezembro, o plano de capitalização do Novo Banco previa que o esforço de reforço de solidez fosse realizado maioritariamente em 2016 e no âmbito do processo de venda da instituição. Isto porque o prazo para fazer face às necessidades de capital detectadas pelos testes de stress, no valor de 1.400 milhões, era de nove meses, o que atirava a data limite para concluir a operação para o final de Agosto de 2016.
Ver comentários
Saber mais Novo Banco BCE Eduardo Stock da Cunha SREP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio