Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bankia atinge objectivos acordados com Europa 15 meses antes do previsto

A entidade financeira espanhola conseguiu em tempo recorde uma geração de capital de 5.472 milhões de euros, além de 33.705 milhões de liquidez.

Bankia não vale nada
Negócios 10 de Novembro de 2014 às 13:28
  • ...

O Bankia gerou desde o início de 2013 capital que ascende a 5.472 milhões de euros e uma liquidez de 33.705 milhões. Tendo em consideração estes resultados, o banco espanhol cumpriu com os seus compromissos 15 meses antes do previsto, segundo informou a entidade financeira.

 

No plano estratégico 2013-2015 do grupo incluía-se o objectivo de atingir 5.400 milhões de euros em capital e 28.800 milhões de liquidez. Em sete trimestres o Bankia conseguiu atingir 101% do seu objectivo de capital, um compromisso estabelecido no seu plano estratégico e acordado com os organismos europeus, no âmbito do resgate a que o banco foi sujeito. Assim, o banco presidido por José Ignacio Goirigolzarri obteve 117% de liquidez.

 

A acumulação de capital nos últimos trimestres deve-se tanto a geração de lucros como à venda de participações. A entidade afirma que aumentou o rácio que mede a solvabilidade da instituição para 12,44% em Setembro deste ano.

 

De facto, nos testes de stress da União Europeia, cujos resultados foram conhecidos no final de Outubro, o Bankia obteve um resultado positivo. Do mesmo modo, o banco espanhol superou com sucesso as provas do Banco Central Europeu (BCE) no âmbito da revisão de qualidade de activos.

 

A entidade nacionalizada realizou ao longo deste ano várias reformas estruturais, como por exemplo o encerramento de mais de 1.000 sucursais bancárias, situando em 2.000 o número de agências em toda a Espanha. Nesta linha, o banco espera conseguir para 2015 o cumprimento de outros compromissos do seu plano estratégico, como o objectivo de eficiência ou a redução do balanço, executados a 98% e 96%, respectivamente, no encerramento do terceiro trimestre de 2014.

Ver comentários
Saber mais Bankia Banco Central Europeu BCE economia negócios e finanças José Ignacio Goirigolzarri Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio