Notícia
Bancos vão assumir 489 milhões dos custos com o Banif
Os bancos vão assumir uma parte da factura da intervenção no Banif. Os 489 milhões de euros que o Fundo de Resolução injectou no banco terão de ser pagos, ao longo de vários anos. CGD e BCP são os bancos que terão mais encargos.
Os bancos, através do Fundo de Resolução, vão pagar parte da factura da intervenção no Banif. Em causa estão 489 milhões de euros que este mecanismo injectou no banco no âmbito da medida de resolução decidida pelo Banco de Portugal.
No imediato, o Estado vai emprestar 489 milhões de euros ao Fundo de Resolução. No entanto, este valor terá que ser reembolsado, à medida que as contribuições regulares que os bancos têm de fazer para aquele mecanismo permitam a libertação de fundos.
Tendo em conta o peso de cada banco no Fundo de Resolução, a CGD e o BCP são os bancos que mais vão pagar pela intervenção no Banif. O banco do Estado terá de responder por mais de 20% daquele custo, ou seja, por cerca de 100 milhões de euros. Já a instituição liderada por Nuno Amado deverá ter um encargo ligeiramente inferior.