Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos portugueses com apoio estatal pagaram 953 milhões em juros até 2014

Os bancos que beneficiaram de ajuda do Estado através de instrumentos de capital contingente (“CoCos”) entregaram 953 milhões em juros entre Junho de 2012 e o final do ano passado. Segundo a Conta Geral do Estado, a maior fatia foi paga em 2013.

Após meses de resistência, os banqueiros tiveram de pedir ajuda pública. Quase toda a banca privada recebeu dinheiro estatal, o que ditou uma profunda reestruturação em todas as instituições. O Estado ganhou com BPI e BCP, mas perdeu no Banif.
Sara Matos/Negócios
01 de Julho de 2015 às 11:51
  • ...

Em dois anos e meio, o Tesouro arrecadou 953,4 milhões de euros em juros pagos pelos bancos que receberam ajuda do Estado através da subscrição de instrumentos de capital contingente ("CoCos") entre Junho de 2012 e o final do ano passado, adianta a Conta Geral do Estado de 2014, disponibilizada esta terça-feira, 30 de Julho.

 

Foi em 2013 que os quatro bancos em causa – CGD, BCP, BPI e Banif – pagaram o montante mais elevado de remuneração pelo apoio público, num total de 434 milhões de euros. No segundo semestre de 2012, primeiro período após a subscrição dos "CoCos", o erário público arrecadou 217,9 milhões de euros. Enquanto no ano passado, a factura totalizou 301 milhões de euros, mais de metade dos quais foram pagos pelo BCP.

 

No ano passado, "registaram-se cinco operações de recompra" de "CoCos", realizadas pelo BPI, BCP e Banif, "no montante global de 3.295 milhões de euros, tendo o BPI concluído o reembolso da totalidade" da ajuda estatal.

 

Recorde-se que os quatro bancos em causa emitiram um total de 5.850 milhões de euros em "CoCos", dos quais restavam 1.775 milhões no final do ano passado. Além disso, a CGD recebeu um aumento de capital de 750 milhões, enquanto o Banif beneficiou de uma injecção de 700 milhões.

 

O BCP foi o banco que recebeu maior apoio estatal, no total de 3.000 milhões, enquanto o Banif beneficiou de uma ajuda global de 1.100 milhões. O BPI foi o único que já liquidou o empréstimo do Estado.

Ver comentários
Saber mais CoCos CGD BCP BPI Banif
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio