Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco polaco do BCP descarta aumento de capital

As perdas com os empréstimos em francos suíços serão compensadas com a retenção de lucros, garante CEO da unidade polaca do BCP, João Brás Jorge.  

O CaixaBI recomenda “comprar” para o BCP, tendo uma visão “positiva” para o banco no contexto da recuperação económica em Portugal. A recuperação do balanço do banco liderado por Nuno Amado deverá continuar este ano, beneficiando com a melhoria da margem financeira e a redução dos custos do risco de crédito.
Reuters
10 de Fevereiro de 2017 às 09:26
  • ...

O Millennium Bank, banco polaco controlado em 50,1% pelo Banco Comercial Português, não terá que efectuar um aumento de capital para fazer face ao impacto das perdas relacionadas com os empréstimos em francos suíços.

 

A garantia é do CEO da unidade polaca do BCP, João Brás Jorge, que em entrevista ao jornal Parkiet cita estimativas iniciais da instituição financeira que apontam nesse sentido.

 

A Autoridade de Supervisão Financeira da Polónia (KNF, na sigla em polaco) emitiu uma série de recomendações, que enviou ao ministro das Finanças do país, que devem ser cumpridas pelos bancos para lidar com a exposição aos empréstimos em moeda estrangeira, sobretudo francos suíços.

 

João Brás Jorge diz que estas recomendações não implicam a necessidade de um aumento de capital no Millennium Bank. Todas as necessidades de capital potenciais serão cobertas internamente, retendo os resultados, "tal como vai acontecer, por exemplo, como os lucros de 2016", disse o CEO.

 

Na notícia da Bloomberg que cita a entrevista ao Parkiet nada é referido sobre a remuneração aos accionistas, mas esta retenção de lucros poderá penalizar o pagamento de dividendos aos accionistas.

 

Brás Jorge defende que a solução para os empréstimos em francos suíços da banca polaca não "deverá enfraquecer o sector", uma vez que os bancos já "fizeram muito" para ajudar os clientes que contraíram os empréstimos em moeda estrangeira.

 

Nas recomendações que enviou ao governo, o regulador recomenda que os bancos construam almofadas de capital para fazer face aos empréstimos em francos suíços e que negoceiem directamente com os clientes afectados, de modo a que sejam firmados acordos para a reestruturação dos créditos. Descarta contudo a introdução de uma taxa adicional sobre estes empréstimos em moeda estrangeira e considera que este problema não representa um risco sistémico para a banca polaca.

O BCP, que controla a maioria do capital do Millennium Bank, concretizou este mês um aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros.

   

Ver comentários
Saber mais Millennium Bank Banco Comercial Português BCP João Brás Jorge
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio