Notícia
Aprovada passagem da Caixa Económica Montepio Geral a sociedade anónima
A assembleia-geral da Associação Mutualista Montepio geral, dona da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), aprovou a passagem do banco a sociedade anónima, o que permitirá abrir o capital a novos investidores.
"A Assembleia Geral da Associação Mutualista Montepio acaba de aprovar, por larga maioria de 91,8%, os novos estatutos da Caixa Económica Montepio Geral, que determina a sua transformação em sociedade anónima", sublinha o comunicado enviado às redacções nesta noite de terça-feira, 9 de Maio.
A reunião magna decorreu na sala do Coliseu de Lisboa, tendo os associados votado favoravelmente, por larga maioria, o ponto único que constava da agenda de trabalhos: "deliberar ao abrigo do determinado nas disposições dos estatutos, sobre a ratificação das deliberações que aprovaram a transformação da CEMG em sociedade anónima, e os estatutos por que se passará a reger", acrescenta o documento.
Tomás Correia acrescentou que a votação desta reunião de assembleia-geral "formaliza a transformação da Caixa Económica em sociedade anónima, tal como estava previsto, e em linha com a legislação aplicável, mantendo a Associação Mutualista o seu estatuto de instituição titular, em conformidade com o Regime Jurídico das Caixas Económicas".
A Caixa Económica Montepio Geral, presidida por Félix Morgado (na foto), é detida pela Associação Mutualista Montepio desde a sua fundação, em 1844. Apresentou hoje os seus resultados do primeiro trimestre de 2016, com lucros de 11,1 milhões de euros.
(notícia actualizada às 23:25)