Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

André Esteves deixa BTG Pactual em crise

A prisão do presidente executivo do BTG Pactual, que passou de temporária a preventiva, pode levar a mudanças no banco. Os seus sócios querem comprar a sua posição de controlo. André Esteves renunciou a todos os cargos no banco.

Reuters
29 de Novembro de 2015 às 23:53
  • 1
  • ...

A prisão de André Esteves, no Brasil, nas investigações dos casos de corrupção, pode levar a uma mudança grande no "seu" banco. O BTG Pactual, que fundou e ajudou a crescer no Brasil, está agora a braços com uma crise sem precedentes. André Esteves, que passou a prisão preventiva, renunciou este domingo a todos os cargos que detinha no banco

De acordo com a imprensa brasileira, os clientes do banco resgataram  4,2 mil milhões de reais (mil milhões de euros) de fundos de renda fixa que têm maior liquidez. Isto em dois dias, e depois da prisão de André Esteves, no passado dia 25 de Novembro.

A Bloomberg revela, citando dados disponíveis na CVM, que o património líquido combinado de 10 fundos de renda fixa era, no dia anterior ao da detenção do presidente do banco, de 12,7 mil milhões de reais (cerca de três mil milhões de euros), tendo sido retirado um terço desse total.

O BTG Pactual não comentou esta situação, quando contactado pelo Bloomberg. Aliás, depois da detenção de André Esteves, no dia 25 de Novembro, indiciado de interferência no testemunho do ex-director da Petrobras, Nestor Cerveró, preso na operação Lava Jato, o banco que ajudou a fundar, o banco apenas declarou não ser a instituição financeira "alvo de nenhuma investigação ou acusação", salientando a robustez financeira do grupo que diz que menos de 40% da sua receita é realizada no Brasil.

A 27 de Novembro, citado pela Bloomberg, o banco dizia que estar "colaborando com as autoridades brasileiras encarregadas da condução do inquérito. Estamos mantendo um contacto proactivo com os reguladores de todos os países nos quais temos presença", além de estarem "promovendo, com a participação de membros independentes do nosso conselho de administração, uma revisão dos factos relacionados com as acusações feitas contra o Sr. Esteves para assim garantir que todos os assuntos sejam esclarecidos da forma mais rápida possível".

80% do capital do banco é detido por uma associação.Segundo o site do banco, "o BTG Pactual é uma empresa de capital aberto administrada por uma 'partnership', que actualmente conta com 64 sócios e 175 associados". Nossa estrutura de gestão é horizontal e aberta, incentivando a troca de ideias e o trabalho em equipe.

Aliás, numa consulta ao site do banco é difícil perceber a estrutura accionista.

Nos últimos dados financeiros conhecidos, referentes ao final de Setembro, pelo que contém nove meses de actividade de 2015, o BTG Pactual divulgou uma receita de 6,568 mil milhões de reais (1,6 mil milhões de euros), atingindo um lucro de 3,387 mil milhões de reais (830 milhões de euros). O património líquido no final de Setembro era de 22,1 mil milhões de reais (5,4 mil milhões de euros ao câmbio actual).

O BTG Pactual tem uma importante fatia do capital da Oi, que adquiriu no âmbito do aumento de capital ainda realizado por Zeinal Bava em 2014, tendo sido, nessa operação, assessor financeiro. O BTG Pactual foi também quem intermediou a negociação para a venda da PT Portugal à Altice, tendo, mesmo, um dos seus responsáveis, Marco Gonçalves, vindo à assembleia-geral da PT, em Janeiro deste ano, defender essa venda por parte da Oi.

Agora, apesar da robustez financeira revelada, o BTG Pactual anunciou esta semana ter vendido 12% da Rede D’Or São Luiz, uma rede de hospitais. Vendeu-a à GIC (o fundo soberano de Singapura) por 2,5 mil milhões de reais, de acordo com a Reuters. A Bloomberg já tinha avançado que o banco estava a tentar vender essa posição, dizendo que pretendia, com isso, "levantar recursos e garantir a sua liquidez após a prisão do fundador e presidente, André Esteves, por suposto envolvimento na operação Lava Jato". A Bloomberg tinha avançado que o BTG Pactual tinha oferecido essa posição ao GIC, mas também ao grupo Carlyle e a Jorge Moll, o milionário que detém uma cadeia hospitalar.

Mas agora que a prisão de André Esteves foi confirmada – no fim-de-semana a prisão foi convertida de temporária para preventiva sem prazo para terminar e já há várias notícias que o envolvem em subornos – os seus sócios no banco estarão a tentar comprar a sua posição. Citando fontes próximas do processo, a Bloomberg diz que André Esteves tem uma posição de controlo que, segundo a agência internacional, é de entre 22 e 24%, detendo, também, uma "golden share" no banco que lhe dá efectivo controlo da firma.

O BTG Pactual já nomeou Persio Arida, tinha sido escolhido como presidente executivo (CEO) interino, passa agora a presidente do conselho. Ainda assim, as acções do BTG na bolsa brasileira de São Paulo já caíram 26% desde o dia 25 de Novembro. 

Ver comentários
Saber mais André Esteves BTG Pactual prisão banco Brasil Lava Jato
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio