Notícia
500 mil portugueses utilizam o PayPal
Há três anos em Portugal, o sistema de pagamentos PayPal já conseguiu atingir meio milhão de utilizadores, revelou a empresa esta quinta-feira. A nível global há 165 milhões de contas activas.
O sistema de pagamentos online PayPal é utilizado frequentemente por 500 mil portugueses, revelou esta quinta-feira Miguel Fernandes, director de vendas da PayPal em Portugal, fazendo o balanço dos três anos da empresa no país. Cerca de 70% das empresas portuguesas que efectuam vendas online recorrem ao sistema, acrescentou o director de vendas. A maior parte destes comerciantes são pequenas e médias empresas, mas o Paypal tem também grandes clientes como a TAP, Sonae, Rede Expressos e Farfetch.
Em Portugal desde 2012, o crescimento de utilizadores do Paypal é "muito significativo" consideram Miguel Fernandes e Paco Moreno, director de comunicação de Espanha e Portugal. Representa já 20% do total do universo de compradores online em Portugal, contabilizando o pagamento de serviços, como a água e luz, no "home banking", em que não é possível utilizar o PayPal, destaca Miguel Fernandes.
O número de utilizadores portugueses representa também uma proporção significativa do total de contas activas em Espanha e Portugal: quatro milhões de contas com pelo menos uma utilização no último ano. Este número constitui o dobro dos dois milhões de utilizadores activos em 2012, correspondendo aos objectivos da empresa, que pretende duplicar os números de vendas e utilizadores a cada três anos. Por isso, o Paypal quer chegar a um milhão de utilizadores em Portugal em 2018.
A crise foi um dos factores que contribuiu para este aumento de utilizadores, ao levar os portugueses a procurar melhores oportunidades na Internet e um consumo mais "racional", considera Miguel Fernandes. "A crise fez com que mais gente desse o passo para o comércio online", diz. Os consumidores online têm crescido muito na Península Ibérica, que tem um perfil ainda mais conservador e "não estão habituados a comprar na Internet". O ritmo de crescimento, contudo, está ao nível dos mercados europeus, destacam os representantes da Paypal.
As preocupações dos utilizadores com a segurança das transacções na Internet é, contudo, ainda um entrave à captação de mais utilizadores. Por isso, o investimento na segurança é a principal prioridade da PayPal, que se considera líder neste âmbito.
Mais 11% de utilizadores no primeiro trimestre
A nível global, o Paypal tem 165 milhões de utilizadores e mais de 10 milhões de comerciantes registados, em 203 mercados. Números que correspondem a um crescimento de 11% no primeiro trimestre de 2015, segundo os resultados globais apresentados pela empresa esta quarta-feira.
Nos primeiros meses do ano, "as receitas cresceram para 2,1 mil milhões de dólares" e o volume de pagamentos cresceu 18%, para 61 mil milhões de dólares. O volume de vendas no e-Bay diminui 1% para 15 mil milhões de dólares, estando a perder a relevância. Representa 24% do total de pagamentos.