Notícia
Veículo da Uber sem condutor mata mulher nos EUA
Este é o primeiro caso conhecido no mundo de um atropelamento mortal por um carro de condução autónoma.
Uma mulher morreu este domingo à noite no Arizona, nos EUA, ao ser atropelada por um veículo sem condutor operado pela Uber. O carro em questão estava em modo autónomo, embora houvesse uma pessoa no interior do veículo.
A vítima foi atropelada ao atravessar a rua fora da passadeira, não dando tempo ao carro, nem a quem seguia lá dentro, de travar o acidente.
A informação está a ser veiculada por diversos meios norte-americanos, esta segunda-feira, que citam um comunicado da polícia de Tempe.
No comunicado, é dito que, como consequência, a Uber suspendeu todos os testes que estava a realizar com automóveis sem condutor. Este é o primeiro caso do género registado no mundo.
Numa mensagem difundida através da rede social Twitter, a Uber diz que "partilha este momento de dor com a família da vítima", acrescentando que irá prestar toda a colaboração às autoridades policiais na "investigação deste incidente".
Our hearts go out to the victim’s family. We’re fully cooperating with @TempePolice and local authorities as they investigate this incident.
— Uber Comms (@Uber_Comms) 19 de março de 2018
Volvo não comenta
O carro em causa era da Volvo, que tem uma parceria com a Uber nos veículos de condução autónoma. A fabricante automóvel sueca, cujas acções fecharam esta segunda-feira a cair 1,84%, não quis comentar o sucedido.
Quem também se escusou a tecer comentários foi a Daimler [fabricante da Mercedes-Benz], que tem um acordo com a Uber para incluir os veículos autónomos da empresa alemã na sua rede de plataforma electrónica de transporte de passageiros, refere a Bloomberg.
Também a japonesa Toyota, que fabrica os veículos que a Uber usa nos seus testes, recusou dizer se o incidente terá impacto na sua relação com a empresa norte-americana [sedeada em São Francisco].
Senador diz que urge tomar medidas
"O Congresso deve agir" para actualizar as regras, direccionar as fabricantes automóveis no sentido de melhorarem a segurança e munir os reguladores com conhecimentos neste domínio, defendeu entretanto o presidente da comissão do Comércio, Ciências e Transportes do Senado norte-americano, John Thune.
Citado pela Bloomberg, Thune declarou que a comissão a que presidente já aprovou uma exigência nesse sentido, estando agora à espera de aprovação pelo Senado.