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Toyota quer assumir controlo total na Daihatsu
Já sendo maioritária na empresa, a Toyota terá de pagar algo como 2,4 mil milhões de euros para controlar a Daihatsu na totalidade. Os mercados emergentes estão na mira.
A Toyota está a ponderar uma oferta para passar a controlar a totalidade do capital da Daihatsu. A última tem-se destacado num segmento conhecido como "minicar" e em mercados emergentes.
Segundo a agência Bloomberg, a Toyota ainda não tomou uma decisão nesse sentido. Contudo, a fabricante japonesa já confirmou a intenção. E com isso levou a uma subida da acção da Daihatsu na bolsa nipónica de 20% esta quarta-feira, chegando mesmo a ser suspensa de negociação devido à elevada subida. Segundo a Bloomberg, esta foi a maior subida da Daihatsu em bolsa desde 1975.
"Estamos constantemente a analisar uma série de possibilidades relacionadas com a Daihatsu", reagiu num comunicado enviado à bolsa de Tóquio, citado pela Reuters. Por sua vez, a Daihatsu diz estar a colaborar com a Toyota nesta opção.
A Toyota detém já 51,2% da Daihatsu. Adquirir a restante posição custaria cerca de 309 mil milhões de ienes, o equivalente a 2,4 mil milhões de euros. A Daihatsu tem sido o maior vendedor de carros pequenos no Japão nos últimos nove anos, com 31% do mercado no primeiro semestre do ano. A fabricante automóvel começou a construir estes minicarros em 2011. A primeira ligação da Toyota à Daihatsu foi em 1967 e é o seu principal accionista desde 1998. Mas a história da Daihatsu remonta a 1907, quando dois académicos e um grupo de empresários criaram a companhia em Osaka, a segunda maior cidade nipónica.
O jornal japonês Nikkei avançou ainda que a Toyota tinha iniciado conversações com a Suzuki para formar uma aliança e assim reforçar a competitividade nos mercados emergentes. O cenário já foi descartado pela Toyota.
A Toyota manteve, em 2015, o título de maior fabricante automóvel do mundo. Ao todo, vendeu 10,2 milhões de veículos em 2015. Nestes números entram também os dados da Daihatsu.
O pódio fecha com a alemã Volkswagen (9,9 milhões de carros vendidos) e com a americana General Motors (9,8 milhões).