Notícia
Tesla tem um rival chinês
O novo ES8 já está à venda na China. A empresa que o criou, a NIO, tem também planos para reforçar a rede de carregamento de carros eléctricos naquele país asiático.
A fabricante norte-americana de carros eléctricos Tesla tem agora um rival chinês. A NIO acabou de lançar o seu novo utilitário desportivo, o ES8.
O veículo foi lançado três anos depois da fundação da start-up e oferece várias opções de carregamento. Com uma única carga, tem autonomia para 500 quilómetros.
O carro custa cerca de 448 mil yuan, o correspondente a 58 mil euros, escreve a Bloomberg. Com sete lugares, tem capacidade para atingir os 100 quilómetros em 4,4 segundos.
A NIO, que angariou cerca de 850 milhões de euros de investidores, quer agora concorrer com os grandes do sector automóvel, como a Tesla ou o grupo Volkswagen. O seu plano passa também por instalar 1.100 postos de carregamento na China até 2020.
A Bloomberg recorda ainda que a NIO é um dos exemplos de empresas que surgiram depois de o Governo chinês ter lançado um conjunto de incentivos para promover a mobilidade eléctrica, com o objectivo de reduzir a dependência do petróleo importado.