Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tesla: Na apresentação do primeiro camião a estrela foi o desportivo mais rápido de sempre

No aguardado evento de apresentação do primeiro veículo pesado da Tesla, o fundador Elon Musk revelou também o novo desportivo da marca que promete ser o carro de produção mais rápido de sempre.

17 de Novembro de 2017 às 10:43
  • ...

Elon Musk apanhou todos de surpresa. Esta quinta-feira, na apresentação do primeiro veículo pesado da Tesla, o fundador da marca surpreendeu ao revelar também o novo desportivo que Musk afiança ser o carro de produção mais rápido da história.

 

Num evento que decorreu na noite passada em Los Angeles (madrugada em Portugal), Elon Musk apresentou o já esperado primeiro camião da marca californiana, o Semi Truck, que anuncia uma autonomia de 800 km com carga máxima (36 toneladas). A Tesla garante que para carregar energia suficiente para percorrer 640 km, o Semi precisa de apenas 30 minutos de abastecimento.

 

Segundo a Tesla, o Semi será também o camião mais rápido do mundo na sua categoria, precisando, sem carga, de pouco mais de 5 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/h. Carregado precisa de 20 segundos para chegar aos 100 km/h. Consegue ainda subir inclinações superiores a 5% a uma velocidade máxima de 105 km/h, um comportamento bem melhor do que a concorrência convencional que não vai além dos 70 km/h.

 

O Semi contará ainda com a tecnologia "Autopilot" fornecida pela Tesla, especificamente trabalhada para as necessidades de veículos pesados tal como a manutenção do camião da faixa de rodagem pretendida. A produção deste camião será iniciada em 2019, anunciou Musk.

E tendo em conta que o camião não terá um enorme motor na parte da frente, a posição de condução será bem na dianteira, o que aliado ao enorme pára-brisas assegura melhor visibilidade e melhores condições de condução. Também em termos aerodinâmicos o Semi apresenta características únicas face à concorrência existente, com a Tesla a assegurar que o seu camião é mais aerodinâmico do que o desportivo Bugatti Chiron.
 


O desportivo mais rápido de sempre

 

Elon Musk trazia uma surpresa na manga, tendo também anunciado o novo desportivo da Tesla. A audiência e imprensa especializada contava somente com a apresentação do camião e acabou por ver Elon Musk apresentar um novo desportivo, isto depois de o primeiro veículo da Tesla ter sido precisamente um Roadster.

 

Este novo Roadster promete deixar para trás a concorrência, mesmo a apresentada pelos mais velozes desportivos a combustíveis fósseis. Elon Musk disse que o Roadster chegará aos 97 km/h em apenas 1,9 segundos, o melhor desempenho de um carro de produção. Para chegar aos 160 km/h precisa de apenas 4,2 segundos. Mas Musk garantiu que estes desempenhos são apenas valores base, podendo o desempenho ser ainda melhorado.


A bateria do Roadster assegura uma autonomia para mil km a uma velocidade de cerca de 120 km/h
e tem como preço base anunciado 200 mil dólares, embora os primeiros mil novos desportivos a serem produzidos tenham um custo anunciado de 250 mil dólares.

 

"O objectivo de fazer isto é apenas o de dar uma grande pancada aos carros a gasolina", disse Musk que diz que em breve conduzir um carro desportivo a gasolina será como guiar um veículo com "motor a vapor".


O Roadster da Tesla que promete "grande pancada aos carros a gasolina"
A carregar o vídeo ...
Na apresentação do primeiro veículo pesado da Tesla, o fundador da marca surpreendeu ao revelar também o novo desportivo que Musk afiança ser o carro de produção mais rápido da história. Veja o vídeo.

 

Ver comentários
Saber mais Elon Musk Tesla Semi Truck Roadster Autopilot
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio