Notícia
Rede de carregamento de carros eléctricos vai ligar Noruega à Itália
O projecto vai receber um financiamento de 10 milhões de euros da União Europeia e os primeiros pontos de carregamento serão inaugurados no Verão.
A alemã Eon e a dinamarquesa Clever vão construir uma rede de carregamento de carros eléctricos de grande alcance, que tem como objectivo ligar o norte ao Sul da Europa.
Numa fase inicial, esta rede terá um total de 180 pontos de abastecimento em estações localizadas em auto-estradas entre a Noruega e a Itália. As primeiras estações serão inauguradas na Dinamarca e na Alemanha (os países das duas empresas envolvidas) já no próximo Verão.
A rede será depois prolongada com pontos de carregamento separados por pelo menos 180 quilómetros, ao longo das auto-estradas de vários países europeias.
De acordo com a Clever, fabricante dos aparelhos, o projecto vai receber um financiamento de 10 milhões de euros da União Europeia.
"Temos de estar prontos para a adopção em massa de veículos eléctricos", afirmou Casper Kirketerp-Moller, CEO da Clever. "Necessitamos de uma infra-estrutura e reduzir o problema do alcance [dos carregamentos]. O que temos em falta é uma rede que ligue cidades e países", disse em entrevista à Bloomberg. A Clever tem como objectivo reduzir o tempo dos carregamentos para 20 minutos.
A notícia surge no mesmo dia em que foi anunciado que a Tesla anunciou está a instalar o primeiro supercarregador da marca em Portugal, entre Lisboa e Porto.
A empresa dinamarquesa e a Eon não são as únicas a apostarem na construção de redes de carregamento na Europa. Com as construtoras automóveis a apostarem cada vez mais em novos modelos com carros eléctricos, são as próprias fabricantes que também estão a apostar em redes de abastecimento. A Volkswagen AG, BMW e a Mercedes-Benz juntaram-se para criar uma rede com 400 pontos de abastecimento.