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Tesla não renova contrato com 300 trabalhadores na Alemanha
A gigante automóvel decidiu não renovar o contrato de 300 trabalhadores subcontratados da sua fábrica na Alemanha. A decisão surge num contexto de redução de 10% da sua força laboral.
A Tesla decidiu não renovar o contrato de 300 trabalhadores da sua filial na Alemanha. Esta decisão surge no âmbito do plano da empresa para diminuir a sua força laboral em cerca de 10% em todo o mundo, mas um porta-voz alemão da fabricante automóvel fez questão de clarificar à Reuters que "estes não são despedimentos de trabalhadores da Tesla", uma vez que foram subcontratados a outra companhia.
Na sua fábrica em Gruenheide, perto de Berlim, a Tesla emprega cerca de 12 mil e 500 pessoas e foca-se na produção do Model Y para o mercado europeu. De acordo com o mesmo porta-voz, os trabalhadores dispensados já foram transferidos para outros trabalhos no setor, numa altura em que a Tesla tem enfrentado uma diminuição da procura dos seus veículos elétricos.
No primeiro trimestre do ano, as vendas da Tesla desceram 8,5% para cerca de 386 mil veículos, segundo informou a empresa, o que está a fazer com que repense todo o seu plano comercial. De acordo com um relatório da Reuters, a companhia detida pelo bilionário Elon Musk desistiu de construir um veículo elétrico de preço acessível, citando as pequenas margens de lucro que iria obter do mesmo. O plano agora é desenvolver um "robotaxi", no qual a empresa acredita conseguir obter grandes margens.
Musk pede desculpa por indemnizações
Com o plano de despedimento de mais de 10% da sua força laboral em todo o mundo já em curso, cujo objetivo é reduzir custos e diminuir o que a empresa descreve como duplicação de funções, Elon Musk voltou atrás em algumas das indemnizações que deu aos seus ex-trabalhadores.
De acordo com um email obtido pela Bloomberg enviado aos colaboradores da Tesla, o CEO de empresa pediu desculpa por se ter enganado e ter dado indemnizações demasiado baixas aos trabalhadores com quem rescindiu contrato, uma situação que já está a ser resolvida. "À medida que reorganizamos a Tesla, chegou-me à atenção que algumas das indemnizações são erradamente baixas", conclui no email.