Notícia
Tesla com Top 10 na mira e Dacia no pódio. Vejas as marcas mais vendidas até junho
O comércio automóvel em Portugal manteve um forte dinamismo na primeira metade deste ano e a generalidade das marcas viram as entregas aumentarem substancialmente. Há uma mudança no pódio. Veja quais as marcas que mais unidades matricularam até junho.
1.º Peugeot
12.914 unidades (48,2%)
2.º Renault
9.466 unidades (68,6%)
3.º Dacia
7.652 unidades (74,1%)
4.º Volkswagen
7.563 unidades (107,6%)
5.º BMW
7.041 unidades (36,7%)
6.º Mercedes-Benz
7.038 unidades (33,9%)
7.º Toyota
5.933 unidades (9,1%)
8.º Citroën
5.127 unidades (5,3%)
9.º Seat
5.048 unidades (42%)
10.º Opel
4.802 unidades (92,5%)
11.º Tesla
4.108 unidades (290,9%)
12.º Ford
3.775 unidades (101,9%)
13.º Nissan
3.725 unidades (36,6%)
14.º Kia
3.682 unidades (8,8%)
15.º Hyundai
3.232 unidades (-18,7%)
16.º Fiat
3.035 unidades (17,2%)
17.º Audi
2.573 unidades (36,3%)
18.º Volvo
2.507 unidades (32,6%)
19.º Skoda
2.023 unidades (103,9%)
20.º Mitsubishi
1.383 unidades (15%)
21.º Cupra
1.190 unidades (60,2%)
22.º Mini
955 unidades (0,6%)
23.º Mazda
745 unidades (119,1%)
24.º Land Rover
667 unidades (125,3%)
25.º DS
653 unidades (64,5%)
26.º Jeep
627 unidades (13,4%)
27.º MG
556 unidades (497,8%)
28.º Porsche
496 unidades (34,1%)
29.º Alfa Romeo
297 unidades (280,8%)
30.º Lexus
254 unidades (39,6%)
31.º Honda
207 unidades (-53,5%)
32.º Jaguar
162 unidades (-28,9%)
33.º Suzuki
159 unidades (133,8%)
34.º Polestar
142 unidades (1320%)
35.º Smart
137 unidades (-19,9%)
36.º BYD
67 unidades (n.d.%)
37.º Aiways
33 unidades (153,8%)
38.º Maserati
28 unidades (16,7%)
39.º Bentley
27 unidades (-15,6%)
40.º Aston Martin
25 unidades (47,1%)
41.º Ferrari
20 unidades (5,3%)
42.º Lamborghini
12 unidades (50%)
43.º Alpine
2 unidades (100%)
43.º Caterham
2 unidades (100%)
43.º Maxus
2 unidades (n.d.)
46.º Lotus
1 unidade (n.d.)
46.º Mclaren
1 unidade (n.d.)
46.º Rolls-Royce
1 unidade (n.d.)
Na primeira metade deste ano foram entregues 110.155 veículos ligeiros de passageiros novos em Portugal, mais 45,7% do que em igual período do ano passado. Este foi, aliás, o melhor semestre desde os primeiros seis meses de 2019, ainda antes da pandemia da covid-19.
A Peugeot continua a liderar com larga margem ao matricular 12.914 veículos, mais 48,2% do que um ano antes. A "marca do leão" é agora secundada pela conterrânea Renault, que liderou o mercado nacional durante mais de duas décadas. A "fabricante do losango" viu as entregas crescerem 68,6%, para 9.466 unidades, encurtando a distância.
A fechar o pódio surge a Dacia, que há um ano era apenas sétima, com 7.652 veículos, uma subida de 74,1%.
A Volkswagen ascendeu ao quarto posto, subindo cinco degraus face ao primeiro semestre de 2022, com 7.563 unidades, sendo a única marca do Top 10 a mais do que duplicar as entregas.
Seguem-se outras duas marcas alemãs: a BMW, com 7.041 unidades e um crescimento de 36,7%, e a Mercedes-Benz, ultrapassada pela rival bávara por apenas três veículos. Na primeira metade do ano passado a Mercedes era quarta e a BMW quinta.
A Toyota, que há um ano fechava o pódio, caiu para a sétima posição ao aumentar as entregas em apenas 9,1%, para 5.933 unidades.
Com um crescimento nas matrículas ainda mais modesto, a Citroën caiu do sexto para o oitavo posto, com 5.127 automóveis entregues.
A fechar o Top 10 encontram-se a Seat, com 5.048 viaturas (+42%) e a Opel, com 4.802 carros (+92,5%). A Seat subiu um degrau e a Opel ganhou quatro lugares.
A ameaçar estrear-se no lote das 10 marcas mais populares está a Tesla. A fabricante de carros elétricos de Elon Musk aumentou as entregas em 290,9%, para 4.108 unidades. Há um ano era apenas 19.ª, com 1.051 veículos.
Por último, merece referência a matrícula de um Lotus e de um Rolls-Royce.
A Peugeot continua a liderar com larga margem ao matricular 12.914 veículos, mais 48,2% do que um ano antes. A "marca do leão" é agora secundada pela conterrânea Renault, que liderou o mercado nacional durante mais de duas décadas. A "fabricante do losango" viu as entregas crescerem 68,6%, para 9.466 unidades, encurtando a distância.
A Volkswagen ascendeu ao quarto posto, subindo cinco degraus face ao primeiro semestre de 2022, com 7.563 unidades, sendo a única marca do Top 10 a mais do que duplicar as entregas.
Seguem-se outras duas marcas alemãs: a BMW, com 7.041 unidades e um crescimento de 36,7%, e a Mercedes-Benz, ultrapassada pela rival bávara por apenas três veículos. Na primeira metade do ano passado a Mercedes era quarta e a BMW quinta.
A Toyota, que há um ano fechava o pódio, caiu para a sétima posição ao aumentar as entregas em apenas 9,1%, para 5.933 unidades.
Com um crescimento nas matrículas ainda mais modesto, a Citroën caiu do sexto para o oitavo posto, com 5.127 automóveis entregues.
A fechar o Top 10 encontram-se a Seat, com 5.048 viaturas (+42%) e a Opel, com 4.802 carros (+92,5%). A Seat subiu um degrau e a Opel ganhou quatro lugares.
A ameaçar estrear-se no lote das 10 marcas mais populares está a Tesla. A fabricante de carros elétricos de Elon Musk aumentou as entregas em 290,9%, para 4.108 unidades. Há um ano era apenas 19.ª, com 1.051 veículos.
Por último, merece referência a matrícula de um Lotus e de um Rolls-Royce.