Notícia
Conheça as marcas automóveis mais vendidas em Portugal em 2022
O ano passado terminou com o pódio das marcas de automóveis ligeiros de passageiros mais vendidas em Portugal sem alterações face a 2021. Mas entre as marcas mais populares destacou-se a subida da Dacia. Veja quais foram as marcas preferidas dos portugueses em 2022.
1.º Peugeot
16.828 unidades (-4,4%)
2.º Renault
12.841 unidades (-16,8%)
3.º Mercedes-Benz
12.055 unidades (+5,9%)
4.º Dacia
10.157 unidades (+74,4%)
5.º BMW
9.695 unidades (-13,9%)
6.º Toyota
9.025 unidades (+14,3%)
7.º Citroën
9.015 unidades (+4,3%)
8.º Volkswagen
8.494 unidades (+ 13%)
9.º Hyundai
7.263 unidades (-4,6%)
10.º Fiat
6.655 unidades (+33,6%)
11.º Kia
6.419 unidades (+20,1%)
12.º Opel
6.231 unidades (+18,2%)
13.º Seat
6.119 unidades (-3,2%)
14.º Ford
5.859 unidades (+21,8%)
15.º Nissan
5.356 unidades (-9,8%)
16.º Audi
3.750 unidades (+8,3%)
17.º Volvo
3.594 unidades (-9,7%)
18.º Tesla
2.616 unidades (+73,5%)
19.º Skoda
2.095 unidades (+17,1%)
20.º Mini
1.879 unidades (-4%)
21.º Mitsubishi
1.671 unidades (+14%)
22.º Cupra
1.626 unidades (+191,9%)
23.º Jeep
961 unidades (+23%)
24.º DS
952 unidades (+55,6%)
25.º Mazda
925 unidades (-14%)
26.º Porsche
852 unidades (+11,4%)
27.º Honda
767 unidades (+21%)
28.º Land Rover
580 unidades (+0,5%)
29.º Jaguar
478 unidades (+10,4%)
30.º Lexus
342 unidades (-17,2%)
31.º Smart
283 unidades (-34,2%)
32.º Alfa Romeo
255 unidades (+174,2%)
33.º Suzuki
218 unidades (+71,7%)
34.º Maserati
82 unidades (+228%)
35.º Bentley
63 unidades (+142,3%)
36.º Polestar
61 unidades (sem dados em 2021)
37.º Aiways
56 unidades (sem dados em 2021)
38.º Aston Martin
40 unidades (+17,6%)
39.º Ferrari
29 unidades (+26,1%)
40.º MG
28 unidades (sem dados em 2021)
41.º Lamborghini
14 unidades (+7,7%)
42.º Alpine
9 unidades (-18,2%)
43.º Maxus
1 unidade (sem dados em 2021)
A Peugeot repetiu a liderança entre as marcas de automóveis ligeiros de passageiros mais vendidas em Portugal no ano passado. Após ter colocado um ponto final a uma hegemonia de 23 anos da rival Renault. Isto apesar de ambas as fabricantes francesas terem registado quebras nas vendas face a 2021.
A "marca do leão" encerrou 2022 com 16.828 unidades matriculadas, uma quebra de 4,4% mas alargou a vantagem sobre a Renault, que viu as entregas recuarem 16,8%, para 12.841 veículos. A "marca do losango" segurou a vice-liderança por curta margem, já que a Mercedes-Benz aumentou as vendas em 5,9%, para 12.055 carros.
Se em 2021 a vantagem da Renault sobre a marca alemã era de mais de quatro mil veículos, no ano passado a diferença encolheu para menos de 800 veículos.
As três principais marcas no mercado nacional viram a sua quota de mercado conjunta baixar de 30,3% para 26,7%.
Na quarta posição surge a Dacia, com um recorde de matrículas em Portugal de 10.157 unidades, mais 74,4% do que em 2021, que subiu sete lugares no "ranking".
Segue-se a BMW, com 9.695 veículos (-13,9%), que além de ter caído um degrau viu a Toyota (9.025 unidades e uma subida de 14,3%) aproximar-se. A marca nipónica superou a Citroën por uns escassos 10 carros. Nos dois últimos anos, a Toyota subiu da 11.ª posição para a sexta.
A Citroën recuou um lugar apesar de ter aumentado as vendas em 4,3%.
O oitavo posto pertence à Volkswagen, com perto de 8.500 unidades vendidas e um crescimento de 13%, seguida da Hyundai, com 7.263 veículos e uma queda de 4,6%, e da Fiat, que regressa ao Top 10 com 6.655 veículos, mais 33,6% do que em 2021. A marca italiana galgou quatro lugares.
Nota ainda para a Tesla, que entra pela primeira vez para o Top 20. A marca liderada por Elon Musk fechou 2022 com um recorde de 2.616 unidades (um crescimento de 73,5%) que lhe permitiram atingir a 18.ª posição, ultrapassando nomes como a Skoda e Mini.
Também a Cupra se destacou ao quase triplicar as vendas (+191,9%), para 1.626 veículos, e que subiu do 28.º para o 22.º posto.
A "marca do leão" encerrou 2022 com 16.828 unidades matriculadas, uma quebra de 4,4% mas alargou a vantagem sobre a Renault, que viu as entregas recuarem 16,8%, para 12.841 veículos. A "marca do losango" segurou a vice-liderança por curta margem, já que a Mercedes-Benz aumentou as vendas em 5,9%, para 12.055 carros.
As três principais marcas no mercado nacional viram a sua quota de mercado conjunta baixar de 30,3% para 26,7%.
Na quarta posição surge a Dacia, com um recorde de matrículas em Portugal de 10.157 unidades, mais 74,4% do que em 2021, que subiu sete lugares no "ranking".
Segue-se a BMW, com 9.695 veículos (-13,9%), que além de ter caído um degrau viu a Toyota (9.025 unidades e uma subida de 14,3%) aproximar-se. A marca nipónica superou a Citroën por uns escassos 10 carros. Nos dois últimos anos, a Toyota subiu da 11.ª posição para a sexta.
A Citroën recuou um lugar apesar de ter aumentado as vendas em 4,3%.
O oitavo posto pertence à Volkswagen, com perto de 8.500 unidades vendidas e um crescimento de 13%, seguida da Hyundai, com 7.263 veículos e uma queda de 4,6%, e da Fiat, que regressa ao Top 10 com 6.655 veículos, mais 33,6% do que em 2021. A marca italiana galgou quatro lugares.
Nota ainda para a Tesla, que entra pela primeira vez para o Top 20. A marca liderada por Elon Musk fechou 2022 com um recorde de 2.616 unidades (um crescimento de 73,5%) que lhe permitiram atingir a 18.ª posição, ultrapassando nomes como a Skoda e Mini.
Também a Cupra se destacou ao quase triplicar as vendas (+191,9%), para 1.626 veículos, e que subiu do 28.º para o 22.º posto.