Notícia
Renault falha pódio pela primeira vez numa década. Veja os modelos preferidos dos portugueses em 2022
Em 2021, o Renault Clio perdeu a liderança no mercado nacional. No ano passado, pela primeira vez em 10 anos, a marca do losango não tem nenhum modelo entre os três carros mais vendidos em Portugal. Descubra quais foram os 50 modelos de automóveis mais vendidos no ano passado.
1.º Peugeot 2008

2.º Dacia Sandero

3.º Peugeot 208

4.º Renault Captur

5.º Renault Clio

6.º Citroën C3

7.º Opel Corsa

8.º Mercedes-Benz Classe A

9.º Dacia Duster

10.º Fiat 500

11.º Peugeot 308

12.º Toyota Yaris

13.º Seat Arona

14.º BMW Série 1

15.º Volvo XC40

16.º Seat Ibiza

17.º Nissan Qashqai

18.º Hyundai Kauai

19.º Ford Puma

20.º Kia Stonic

21.º Toyota Corolla

22.º Peugeot 3008

23.º Fiat Panda

24.º Tesla Model Y

25.º Hyundai i20

26.º Fiat Tipo

27.º Citroën C4

28.º Mercedes-Benz Classe C

29.º Renault Megane

30.º Volkswagen T-ROC

31.º BMW Série 3

32.º Volkswagen T-Cross

33.º Nissan Juke

34.º Ford Focus

35.º Citroën C3 Aircross

36.º Toyota C-HR

37.º Toyota Yaris Cross

38.º Hyundai Tucson

39.º Volkswagen Polo

40.º Mitsubishi Space Star

41.º Cupra Formentor

42.º Opel Mokka

43.º BMW Série 5

44.º Volkswagen Taigo

45.º Mercedes-Benz CLA

46.º Kia XCeed

47.º Audi A3

48.º Ford Fiesta

49.º Hyundai Bayon

50.º Nissan Micra

O Clio foi o modelo automóvel mais popular entre os portugueses durante oito anos, tendo perdido esse estatuto em 2021. No ano passado a Renault não conseguiu colocar qualquer modelo entre os três mais populares no mercado nacional.
O Top 10 dos carros preferidos em Portugal registou muitas alterações em 2022, embora o Peugeot 2008 tenha mantido a liderança conquistada um ano antes. Ainda assim, o modelo mais popular da "marca do leão" viu as vendas encolherem em 403 unidades.
O ano passado foi marcado pela ascensão dos dois principais modelos da romena Dacia - pertencente ao grupo Renault - com o Sandero a escalar cinco posições para alcançar a vice-liderança e o Duster a subir do 23.º para o nono posto. Esta é a primeira vez que a Dacia consegue dois representantes no Top 10.
A Peugeot, por seu turno, coloca o 208 na terceira posição (um lugar acima do ranking de 2021), mas vê o 3008 cair do Top 10, ficando no 11.º posto.
Também a Renault consegue duas presenças entre os 10 modelos mais vendidos: o Captur ultrapassou o Clio para se tornar o modelo mais popular da marca, ocupando o quarto posto, enquanto o Clio ficou na quinta posição. Em 2021, o Clio era vice-líder e o Captur fechava o pódio. Já o Megane, tomba do 17.º para o 29.º posto.
O Citroën C3 manteve o sexto lugar, enquanto o Opel Corsa acelera para o Top 10 ao subir de 11.º para sétimo.
O Mercedes Classe A recua da quinta para a oitava posição e o Fiat 500 avança cinco degraus e passa a fechar o Top 10, retirando o Toyota Yaris (nono em 2021) dos 10 modelos mais populares entre os portugueses. Também a BMW perde o seu único representante no Top 10 - o Série 1 - que cai de oitavo para 14.º.
Mais abaixo na hierarquia, o Hyundai Kauai perde seis lugares, ficando apenas em 18.º, e o Ibiza perde o estatuto de principal modelo da Seat (16.º) para o Arona (13.º).
Na Nissan há também uma revolução entre os principais modelos: o Juke cai da 19.ª posição para o 33.º posto, enquanto o Qashqai sobe de 33.º para 17.º e o Micra afunda 20 lugares, ficando no 50.º lugar.
O T-Roc repete a liderança entre os modelos mais populares da Volkswagen, batendo por curta margem o T-Cross. Em 2021, o SUV contruído em Palmela superou também por poucas unidades o Polo, que agora cai para terceiro modelo mais popular da marca de Wolfsburgo.
Por último, destaque para o Model Y da Tesla, que em 2021 não figurava no Top 50 e agora surge na 24.ª posição, ao passo que o Model 3 desaparece da listagem.
O Top 10 dos carros preferidos em Portugal registou muitas alterações em 2022, embora o Peugeot 2008 tenha mantido a liderança conquistada um ano antes. Ainda assim, o modelo mais popular da "marca do leão" viu as vendas encolherem em 403 unidades.
A Peugeot, por seu turno, coloca o 208 na terceira posição (um lugar acima do ranking de 2021), mas vê o 3008 cair do Top 10, ficando no 11.º posto.
Também a Renault consegue duas presenças entre os 10 modelos mais vendidos: o Captur ultrapassou o Clio para se tornar o modelo mais popular da marca, ocupando o quarto posto, enquanto o Clio ficou na quinta posição. Em 2021, o Clio era vice-líder e o Captur fechava o pódio. Já o Megane, tomba do 17.º para o 29.º posto.
O Citroën C3 manteve o sexto lugar, enquanto o Opel Corsa acelera para o Top 10 ao subir de 11.º para sétimo.
O Mercedes Classe A recua da quinta para a oitava posição e o Fiat 500 avança cinco degraus e passa a fechar o Top 10, retirando o Toyota Yaris (nono em 2021) dos 10 modelos mais populares entre os portugueses. Também a BMW perde o seu único representante no Top 10 - o Série 1 - que cai de oitavo para 14.º.
Mais abaixo na hierarquia, o Hyundai Kauai perde seis lugares, ficando apenas em 18.º, e o Ibiza perde o estatuto de principal modelo da Seat (16.º) para o Arona (13.º).
Na Nissan há também uma revolução entre os principais modelos: o Juke cai da 19.ª posição para o 33.º posto, enquanto o Qashqai sobe de 33.º para 17.º e o Micra afunda 20 lugares, ficando no 50.º lugar.
O T-Roc repete a liderança entre os modelos mais populares da Volkswagen, batendo por curta margem o T-Cross. Em 2021, o SUV contruído em Palmela superou também por poucas unidades o Polo, que agora cai para terceiro modelo mais popular da marca de Wolfsburgo.
Por último, destaque para o Model Y da Tesla, que em 2021 não figurava no Top 50 e agora surge na 24.ª posição, ao passo que o Model 3 desaparece da listagem.