Notícia
Renault falha pódio pela primeira vez numa década. Veja os modelos preferidos dos portugueses em 2022
Em 2021, o Renault Clio perdeu a liderança no mercado nacional. No ano passado, pela primeira vez em 10 anos, a marca do losango não tem nenhum modelo entre os três carros mais vendidos em Portugal. Descubra quais foram os 50 modelos de automóveis mais vendidos no ano passado.
1.º Peugeot 2008
6 001 unidades
2.º Dacia Sandero
5 054 unidades
3.º Peugeot 208
5 008 unidades
4.º Renault Captur
4 722 unidades
5.º Renault Clio
4 175 unidades
6.º Citroën C3
3 940 unidades
7.º Opel Corsa
3 301 unidades
8.º Mercedes-Benz Classe A
3 048 unidades
9.º Dacia Duster
2 963 unidades
10.º Fiat 500
2 934 unidades
11.º Peugeot 308
2 615 unidades
12.º Toyota Yaris
2 594 unidades
13.º Seat Arona
2 315 unidades
14.º BMW Série 1
2 165 unidades
15.º Volvo XC40
2 162 unidades
16.º Seat Ibiza
2 145 unidades
17.º Nissan Qashqai
2 046 unidades
18.º Hyundai Kauai
1 987 unidades
19.º Ford Puma
1 983 unidades
20.º Kia Stonic
1 980 unidades
21.º Toyota Corolla
1 921 unidades
22.º Peugeot 3008
1 887 unidades
23.º Fiat Panda
1 748 unidades
24.º Tesla Model Y
1 731 unidades
25.º Hyundai i20
1 695 unidades
26.º Fiat Tipo
1 674 unidades
27.º Citroën C4
1 659 unidades
28.º Mercedes-Benz Classe C
1 597 unidades
29.º Renault Megane
1 500 unidades
30.º Volkswagen T-ROC
1 497 unidades
31.º BMW Série 3
1 495 unidades
32.º Volkswagen T-Cross
1 456 unidades
33.º Nissan Juke
1 444 unidades
34.º Ford Focus
1 411 unidades
35.º Citroën C3 Aircross
1 370 unidades
36.º Toyota C-HR
1 311 unidades
37.º Toyota Yaris Cross
1 293 unidades
38.º Hyundai Tucson
1 291 unidades
39.º Volkswagen Polo
1 278 unidades
40.º Mitsubishi Space Star
1 275 unidades
41.º Cupra Formentor
1 183 unidades
42.º Opel Mokka
1 131 unidades
43.º BMW Série 5
1 124 unidades
44.º Volkswagen Taigo
1 104 unidades
45.º Mercedes-Benz CLA
1 097 unidades
46.º Kia XCeed
1 077 unidades
47.º Audi A3
1 013 unidades
48.º Ford Fiesta
1 013 unidades
49.º Hyundai Bayon
1 008 unidades
50.º Nissan Micra
993 unidades
O Clio foi o modelo automóvel mais popular entre os portugueses durante oito anos, tendo perdido esse estatuto em 2021. No ano passado a Renault não conseguiu colocar qualquer modelo entre os três mais populares no mercado nacional.
O Top 10 dos carros preferidos em Portugal registou muitas alterações em 2022, embora o Peugeot 2008 tenha mantido a liderança conquistada um ano antes. Ainda assim, o modelo mais popular da "marca do leão" viu as vendas encolherem em 403 unidades.
O ano passado foi marcado pela ascensão dos dois principais modelos da romena Dacia - pertencente ao grupo Renault - com o Sandero a escalar cinco posições para alcançar a vice-liderança e o Duster a subir do 23.º para o nono posto. Esta é a primeira vez que a Dacia consegue dois representantes no Top 10.
A Peugeot, por seu turno, coloca o 208 na terceira posição (um lugar acima do ranking de 2021), mas vê o 3008 cair do Top 10, ficando no 11.º posto.
Também a Renault consegue duas presenças entre os 10 modelos mais vendidos: o Captur ultrapassou o Clio para se tornar o modelo mais popular da marca, ocupando o quarto posto, enquanto o Clio ficou na quinta posição. Em 2021, o Clio era vice-líder e o Captur fechava o pódio. Já o Megane, tomba do 17.º para o 29.º posto.
O Citroën C3 manteve o sexto lugar, enquanto o Opel Corsa acelera para o Top 10 ao subir de 11.º para sétimo.
O Mercedes Classe A recua da quinta para a oitava posição e o Fiat 500 avança cinco degraus e passa a fechar o Top 10, retirando o Toyota Yaris (nono em 2021) dos 10 modelos mais populares entre os portugueses. Também a BMW perde o seu único representante no Top 10 - o Série 1 - que cai de oitavo para 14.º.
Mais abaixo na hierarquia, o Hyundai Kauai perde seis lugares, ficando apenas em 18.º, e o Ibiza perde o estatuto de principal modelo da Seat (16.º) para o Arona (13.º).
Na Nissan há também uma revolução entre os principais modelos: o Juke cai da 19.ª posição para o 33.º posto, enquanto o Qashqai sobe de 33.º para 17.º e o Micra afunda 20 lugares, ficando no 50.º lugar.
O T-Roc repete a liderança entre os modelos mais populares da Volkswagen, batendo por curta margem o T-Cross. Em 2021, o SUV contruído em Palmela superou também por poucas unidades o Polo, que agora cai para terceiro modelo mais popular da marca de Wolfsburgo.
Por último, destaque para o Model Y da Tesla, que em 2021 não figurava no Top 50 e agora surge na 24.ª posição, ao passo que o Model 3 desaparece da listagem.
O Top 10 dos carros preferidos em Portugal registou muitas alterações em 2022, embora o Peugeot 2008 tenha mantido a liderança conquistada um ano antes. Ainda assim, o modelo mais popular da "marca do leão" viu as vendas encolherem em 403 unidades.
A Peugeot, por seu turno, coloca o 208 na terceira posição (um lugar acima do ranking de 2021), mas vê o 3008 cair do Top 10, ficando no 11.º posto.
Também a Renault consegue duas presenças entre os 10 modelos mais vendidos: o Captur ultrapassou o Clio para se tornar o modelo mais popular da marca, ocupando o quarto posto, enquanto o Clio ficou na quinta posição. Em 2021, o Clio era vice-líder e o Captur fechava o pódio. Já o Megane, tomba do 17.º para o 29.º posto.
O Citroën C3 manteve o sexto lugar, enquanto o Opel Corsa acelera para o Top 10 ao subir de 11.º para sétimo.
O Mercedes Classe A recua da quinta para a oitava posição e o Fiat 500 avança cinco degraus e passa a fechar o Top 10, retirando o Toyota Yaris (nono em 2021) dos 10 modelos mais populares entre os portugueses. Também a BMW perde o seu único representante no Top 10 - o Série 1 - que cai de oitavo para 14.º.
Mais abaixo na hierarquia, o Hyundai Kauai perde seis lugares, ficando apenas em 18.º, e o Ibiza perde o estatuto de principal modelo da Seat (16.º) para o Arona (13.º).
Na Nissan há também uma revolução entre os principais modelos: o Juke cai da 19.ª posição para o 33.º posto, enquanto o Qashqai sobe de 33.º para 17.º e o Micra afunda 20 lugares, ficando no 50.º lugar.
O T-Roc repete a liderança entre os modelos mais populares da Volkswagen, batendo por curta margem o T-Cross. Em 2021, o SUV contruído em Palmela superou também por poucas unidades o Polo, que agora cai para terceiro modelo mais popular da marca de Wolfsburgo.
Por último, destaque para o Model Y da Tesla, que em 2021 não figurava no Top 50 e agora surge na 24.ª posição, ao passo que o Model 3 desaparece da listagem.