Notícia
Portugueses têm um novo carro preferido. Veja os 50 modelos mais vendidos em 2021
Após oito anos como modelo de ligeiro de passageiros mais vendido em Portugal, o reinado do Renault Clio chegou ao fim. Descubra quais foram os 50 modelos de automóveis mais vendidos no ano passado.
1.º Peugeot 2008
6.404 unidades
2.º Renault Clio
5.601 unidades
3.º Renault Captur
5.017 unidades
4.º Peugeot 208
4.834 unidades
5.º Mercedes Classe A
3.998 unidades
6.º Citroën C3
3.520 unidades
7.º Dacia Sandero
3.501 unidades
8.º BMW Série 1
3.216 unidades
9.º Toyota Yaris
2.789 unidades
10.º Peugeot 3008
2.652 unidades
11.º Opel Corsa
2.540 unidades
12.º Hyundai Kauai
2.455 unidades
13.º Seat Ibiza
2.432 unidades
14.º Volvo XC40
2.374 unidades
15.º Fiat 500
2.333 unidades
16.º Seat Arona
2.210 unidades
17.º Renault Megane
2.130 unidades
18.º Toyota Corolla
2.115 unidades
19.º Nissan Juke
2.042 unidades
20.º BMW Série 3
1.923 unidades
21.º Ford Puma
1.716 unidades
22.º Citroën C4
1.694 unidades
23.º Dacia Duster
1.671 unidades
24.º Hyundai i20
1.638 unidades
25.º Volkswagen T-Roc
1.629 unidades
26.º Ford Focus
1.542 unidades
27.º Kia Stonic
1.538 unidades
28.º Toyota C-HR
1.495 unidades
29.º Volkswagen Polo
1.453 unidades
30.º Nissan Micra
1.417 unidades
31.º Nissan Qashqai
1.360 unidades
32.º Volkswagen T-Cross
1.293 unidades
33.º Fiat Tipo
1.273 unidades
34.º Mercedes Classe C
1.256 unidades
35.º BMW Série 2
1.215 unidades
36.º Seat Leon
1.143 unidades
37.º Tesla Model 3
1.140 unidades
38.º Peugeot 308
1.111 unidades
39.º Nissan Leaf
1.064 unidades
40.º BMW X1
1.045 unidades
41.º Citroën C3 Aircross
1.035 unidades
42.º Hyundai Tucson
1.010 unidades
43.º Mitsubishi Space Star
980 unidades
44.º BMW Série 5
974 unidades
45.º Opel Crossland X
967 unidades
46.º Renault Zoe
964 unidades
47.º Mercedes CLA
960 unidades
48.º Kia Rio
927 unidades
49.º Audi A3
915 unidades
49.º Mercedes Classe E
915 unidades
Num ano em que a Peugeot quebrou a hegemonia de 23 anos da Renault no mercado automóvel nacional a marca do losango viu também interrompido o reinado de oito anos do Clio como modelo mais vendido.
O novo modelo preferido dos portugueses é o Peugeot 2008, que aumentou as vendas das 4.781 unidades em 2020 para 6.404 veículos e subiu da terceira posição para o topo da tabela.
Já o Clio mantém o estatuto de modelo mais popular da Renault mas diminui o número de unidades matriculadas de 7.989 para 5.601. A fechar o pódio está outro modelo da marca do losango, o Captur, com 5.017 unidades, mais 786 do que em 2020.
A Peugeot ocupa o quarto posto com o 208, que vendeu 4.834 unidades, o que representa mais 931 do que no ano anterior. Quanto ao Mercedes Classe A cai do segundo para o quinto lugar ao fechar o ano com 3.998 veículos entregues, quase menos dois mil do que em 2020.
Ainda no Top 10 surgem o Citroën C3, o Dacia Sandero, o BMW Série 1, o Toyota Yaris e o Peugeot 3008.
Entre as subidas do ano destacam-se o Sandero, que era apenas 13.º em 2020, o Toyota Yaris, que ocupava o 19.º posto no ano anterior, o Peugeot 3008 (18.º em 2020) e o Opel Corsa, que escalou da 22.ª para a 11.ª posição. Nota ainda para o Ibiza, que passou a ser o modelo mais vendido da Seat, passando de 26.º para 13.º modelo mais vendido em Portugal, e para o Hyundai i20, que avançou do 42.º para o 24.º posto.
Por último, a Kia, que não tinha qualquer modelo entre os 50 mais vendidos em 2020, coloca o Stonic na 27.ª posição e o Rio no 48.º lugar.
Pelo contrário, o Fiat 500 sofreu um tombo: caiu de nono para 15.º. Ainda mais expressiva foi a queda do Fiat Tipo, passando de décimo para 33.º. Também o Renaul Megane baixou de oitavo para 17.º.
Ainda do lado das quedas, o Ford Focus recua 15 degraus, sendo apenas o 26.º modelo mais vendido, atrás do surpreendente T-Roc, que se tornou o modelo mais popular da Volkswagen.
A Nissan viu também dois dos seus principais modelos descerem na tabela: o Qashqai passa de 17.º para 31.º e o Micra cai da 23.ª para a 30.ª posição, tendo o Juke passado a ser o modelo da marca nipónica mais vendido em Portugal.
O novo modelo preferido dos portugueses é o Peugeot 2008, que aumentou as vendas das 4.781 unidades em 2020 para 6.404 veículos e subiu da terceira posição para o topo da tabela.
A Peugeot ocupa o quarto posto com o 208, que vendeu 4.834 unidades, o que representa mais 931 do que no ano anterior. Quanto ao Mercedes Classe A cai do segundo para o quinto lugar ao fechar o ano com 3.998 veículos entregues, quase menos dois mil do que em 2020.
Ainda no Top 10 surgem o Citroën C3, o Dacia Sandero, o BMW Série 1, o Toyota Yaris e o Peugeot 3008.
Entre as subidas do ano destacam-se o Sandero, que era apenas 13.º em 2020, o Toyota Yaris, que ocupava o 19.º posto no ano anterior, o Peugeot 3008 (18.º em 2020) e o Opel Corsa, que escalou da 22.ª para a 11.ª posição. Nota ainda para o Ibiza, que passou a ser o modelo mais vendido da Seat, passando de 26.º para 13.º modelo mais vendido em Portugal, e para o Hyundai i20, que avançou do 42.º para o 24.º posto.
Por último, a Kia, que não tinha qualquer modelo entre os 50 mais vendidos em 2020, coloca o Stonic na 27.ª posição e o Rio no 48.º lugar.
Pelo contrário, o Fiat 500 sofreu um tombo: caiu de nono para 15.º. Ainda mais expressiva foi a queda do Fiat Tipo, passando de décimo para 33.º. Também o Renaul Megane baixou de oitavo para 17.º.
Ainda do lado das quedas, o Ford Focus recua 15 degraus, sendo apenas o 26.º modelo mais vendido, atrás do surpreendente T-Roc, que se tornou o modelo mais popular da Volkswagen.
A Nissan viu também dois dos seus principais modelos descerem na tabela: o Qashqai passa de 17.º para 31.º e o Micra cai da 23.ª para a 30.ª posição, tendo o Juke passado a ser o modelo da marca nipónica mais vendido em Portugal.