Notícia
Portugueses têm um novo carro preferido. Veja os 50 modelos mais vendidos em 2021
Após oito anos como modelo de ligeiro de passageiros mais vendido em Portugal, o reinado do Renault Clio chegou ao fim. Descubra quais foram os 50 modelos de automóveis mais vendidos no ano passado.
1.º Peugeot 2008
![1.º Peugeot 2008](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_32_420384.jpg)
2.º Renault Clio
![2.º Renault Clio](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_33_420385.jpg)
3.º Renault Captur
![3.º Renault Captur](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_35_420386.jpg)
4.º Peugeot 208
![4.º Peugeot 208](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_36_420387.jpg)
5.º Mercedes Classe A
![5.º Mercedes Classe A](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_23_22_55_52_420785.jpg)
6.º Citroën C3
![6.º Citroën C3](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_38_420389.jpg)
7.º Dacia Sandero
![7.º Dacia Sandero](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_40_420390.jpg)
8.º BMW Série 1
![8.º BMW Série 1](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_41_420391.jpg)
9.º Toyota Yaris
![9.º Toyota Yaris](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_42_420392.jpg)
10.º Peugeot 3008
![10.º Peugeot 3008](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_43_420393.jpg)
11.º Opel Corsa
![11.º Opel Corsa](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_44_420394.jpg)
12.º Hyundai Kauai
![12.º Hyundai Kauai](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_45_420395.jpg)
13.º Seat Ibiza
![13.º Seat Ibiza](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_47_420396.jpg)
14.º Volvo XC40
![14.º Volvo XC40](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_49_420397.jpg)
15.º Fiat 500
![15.º Fiat 500](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_50_420398.jpg)
16.º Seat Arona
![16.º Seat Arona](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_51_420399.jpg)
17.º Renault Megane
![17.º Renault Megane](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_52_420400.jpg)
18.º Toyota Corolla
![18.º Toyota Corolla](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_54_420401.jpg)
19.º Nissan Juke
![19.º Nissan Juke](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_56_420402.jpg)
20.º BMW Série 3
![20.º BMW Série 3](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_57_420403.jpg)
21.º Ford Puma
![21.º Ford Puma](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_00_58_420404.jpg)
22.º Citroën C4
![22.º Citroën C4](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_00_420405.jpg)
23.º Dacia Duster
![23.º Dacia Duster](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_22_22_26_55_420743.jpg)
24.º Hyundai i20
![24.º Hyundai i20](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_02_420407.jpg)
25.º Volkswagen T-Roc
![25.º Volkswagen T-Roc](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_03_420408.jpg)
26.º Ford Focus
![26.º Ford Focus](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_05_420409.jpg)
27.º Kia Stonic
![27.º Kia Stonic](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_07_420410.jpg)
28.º Toyota C-HR
![28.º Toyota C-HR](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_08_420411.jpg)
29.º Volkswagen Polo
![29.º Volkswagen Polo](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_09_420412.jpg)
30.º Nissan Micra
![30.º Nissan Micra](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_11_420413.jpg)
31.º Nissan Qashqai
![31.º Nissan Qashqai](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_13_420414.jpg)
32.º Volkswagen T-Cross
![32.º Volkswagen T-Cross](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_13_420415.jpg)
33.º Fiat Tipo
![33.º Fiat Tipo](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_14_420416.jpg)
34.º Mercedes Classe C
![34.º Mercedes Classe C](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_15_420417.jpg)
35.º BMW Série 2
![35.º BMW Série 2](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_16_420418.jpg)
36.º Seat Leon
![36.º Seat Leon](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_17_420419.jpg)
37.º Tesla Model 3
![37.º Tesla Model 3](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_18_420420.jpg)
38.º Peugeot 308
![38.º Peugeot 308](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_19_420421.jpg)
39.º Nissan Leaf
![39.º Nissan Leaf](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_20_420422.jpg)
40.º BMW X1
![40.º BMW X1](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_23_420423.jpg)
41.º Citroën C3 Aircross
![41.º Citroën C3 Aircross](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_24_420424.jpg)
42.º Hyundai Tucson
![42.º Hyundai Tucson](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_25_420425.jpg)
43.º Mitsubishi Space Star
![43.º Mitsubishi Space Star](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_26_420426.jpg)
44.º BMW Série 5
![44.º BMW Série 5](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_27_420427.jpg)
45.º Opel Crossland X
![45.º Opel Crossland X](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_27_420428.jpg)
46.º Renault Zoe
![46.º Renault Zoe](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_52_420433.jpg)
47.º Mercedes CLA
![47.º Mercedes CLA](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_28_420429.jpg)
48.º Kia Rio
![48.º Kia Rio](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_29_420430.jpg)
49.º Audi A3
![49.º Audi A3](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_30_420431.jpg)
49.º Mercedes Classe E
![49.º Mercedes Classe E](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-01/img_715x445$2022_01_19_17_01_31_420432.jpg)
- 19
- ...
Num ano em que a Peugeot quebrou a hegemonia de 23 anos da Renault no mercado automóvel nacional a marca do losango viu também interrompido o reinado de oito anos do Clio como modelo mais vendido.
O novo modelo preferido dos portugueses é o Peugeot 2008, que aumentou as vendas das 4.781 unidades em 2020 para 6.404 veículos e subiu da terceira posição para o topo da tabela.
Já o Clio mantém o estatuto de modelo mais popular da Renault mas diminui o número de unidades matriculadas de 7.989 para 5.601. A fechar o pódio está outro modelo da marca do losango, o Captur, com 5.017 unidades, mais 786 do que em 2020.
A Peugeot ocupa o quarto posto com o 208, que vendeu 4.834 unidades, o que representa mais 931 do que no ano anterior. Quanto ao Mercedes Classe A cai do segundo para o quinto lugar ao fechar o ano com 3.998 veículos entregues, quase menos dois mil do que em 2020.
Ainda no Top 10 surgem o Citroën C3, o Dacia Sandero, o BMW Série 1, o Toyota Yaris e o Peugeot 3008.
Entre as subidas do ano destacam-se o Sandero, que era apenas 13.º em 2020, o Toyota Yaris, que ocupava o 19.º posto no ano anterior, o Peugeot 3008 (18.º em 2020) e o Opel Corsa, que escalou da 22.ª para a 11.ª posição. Nota ainda para o Ibiza, que passou a ser o modelo mais vendido da Seat, passando de 26.º para 13.º modelo mais vendido em Portugal, e para o Hyundai i20, que avançou do 42.º para o 24.º posto.
Por último, a Kia, que não tinha qualquer modelo entre os 50 mais vendidos em 2020, coloca o Stonic na 27.ª posição e o Rio no 48.º lugar.
Pelo contrário, o Fiat 500 sofreu um tombo: caiu de nono para 15.º. Ainda mais expressiva foi a queda do Fiat Tipo, passando de décimo para 33.º. Também o Renaul Megane baixou de oitavo para 17.º.
Ainda do lado das quedas, o Ford Focus recua 15 degraus, sendo apenas o 26.º modelo mais vendido, atrás do surpreendente T-Roc, que se tornou o modelo mais popular da Volkswagen.
A Nissan viu também dois dos seus principais modelos descerem na tabela: o Qashqai passa de 17.º para 31.º e o Micra cai da 23.ª para a 30.ª posição, tendo o Juke passado a ser o modelo da marca nipónica mais vendido em Portugal.
O novo modelo preferido dos portugueses é o Peugeot 2008, que aumentou as vendas das 4.781 unidades em 2020 para 6.404 veículos e subiu da terceira posição para o topo da tabela.
A Peugeot ocupa o quarto posto com o 208, que vendeu 4.834 unidades, o que representa mais 931 do que no ano anterior. Quanto ao Mercedes Classe A cai do segundo para o quinto lugar ao fechar o ano com 3.998 veículos entregues, quase menos dois mil do que em 2020.
Ainda no Top 10 surgem o Citroën C3, o Dacia Sandero, o BMW Série 1, o Toyota Yaris e o Peugeot 3008.
Entre as subidas do ano destacam-se o Sandero, que era apenas 13.º em 2020, o Toyota Yaris, que ocupava o 19.º posto no ano anterior, o Peugeot 3008 (18.º em 2020) e o Opel Corsa, que escalou da 22.ª para a 11.ª posição. Nota ainda para o Ibiza, que passou a ser o modelo mais vendido da Seat, passando de 26.º para 13.º modelo mais vendido em Portugal, e para o Hyundai i20, que avançou do 42.º para o 24.º posto.
Por último, a Kia, que não tinha qualquer modelo entre os 50 mais vendidos em 2020, coloca o Stonic na 27.ª posição e o Rio no 48.º lugar.
Pelo contrário, o Fiat 500 sofreu um tombo: caiu de nono para 15.º. Ainda mais expressiva foi a queda do Fiat Tipo, passando de décimo para 33.º. Também o Renaul Megane baixou de oitavo para 17.º.
Ainda do lado das quedas, o Ford Focus recua 15 degraus, sendo apenas o 26.º modelo mais vendido, atrás do surpreendente T-Roc, que se tornou o modelo mais popular da Volkswagen.
A Nissan viu também dois dos seus principais modelos descerem na tabela: o Qashqai passa de 17.º para 31.º e o Micra cai da 23.ª para a 30.ª posição, tendo o Juke passado a ser o modelo da marca nipónica mais vendido em Portugal.