Notícia
Saiba quais os modelos automóveis preferidos dos portugueses em 2020
Pelo oitavo ano consecutivo o Renault Clio foi o modelo automóvel mais vendido em Portugal. Mas em ano de pandemia o campeão de vendas da marca francesa sofreu uma quebra de 25%. O Peugeot 2008 subiu da oitava para a terceira posição e é já o modelo mais popular da "marca do leão".
1.º Renault Clio

2.º Mercedes-Benz Classe A

3.º Peugeot 2008

4.º Renault Captur

5.º Peugeot 208

6.º Citröen C3

7.º BMW Série 1

8.º Renault Megane

9.º Fiat 500

10.º Fiat Tipo

11.º Ford Focus

12.º Peugeot 308

13.º Dacia Sandero

14.º Seat Leon

15.º Hyundai Kauai

16.º Seat Arona

17.º Nissan Qashqai

18.º Peugeot 3008

19.º Toyota Yaris

20.º Volvo XC40

21.º BMW Série 3

22.º Opel Corsa

23.º Nissan Micra

24.º Nissan Juke

25.º Ford Puma

26.º Seat Ibiza

27.º Toyota Corolla

28.º Mercedes-Benz Classe C

29.º Volkswagen Polo

30.º Ford Fiesta

31.º Toyota C-HR

32.º Mercedes-Benz CLA

33.º Dacia Duster

34.º Citröen C4 Cactus

35.º Tesla Model 3

36.º Volkswagen Golf

37.º Renault Zoe

38.º Mercedes-Benz Classe E

39.º Nissan Leaf

40.º Volkswagen T-Cross

41.º BMW Série 2

42.º Hyundai i20

43.º Opel Crossland X

44.º Opel Astra

45.º Volvo XC60

46.º BMW X1

47.º BMW Série 5

48.º Volkswagen T-Roc

49.º Mitsubishi Space Star

50.º Citröen C3 Aircross

O Clio manteve no ano passado o estatuto de modelo automóvel mais vendido no mercado francês. Apesar de uma redução de 25% nas vendas face a 2019, para 7.989 veículos, o campeão da marca gaulesa até reforçou a sua quota de mercado para 5,49%. Dito de outra forma, em cada 20 carros vendidos no ano passado em Portugal um foi um Clio.
O Classe A da Mercedes consolidou o segundo lugar conquistado em 2019 e fechou o ano passado com 5.978 unidades matriculadas, uma queda de 23,6%.
A fechar o pódio surge o Peugeot 2008, que sobe da oitava para a terceira posição, e destrona o 208, que subiu do sexto para o quinto lugar, como modelo da "marca do leão" preferido pelos portugueses. O 2008, com 4.781 unidades, registou uma descida de apenas 4% face a 2019.
A Renault tem mais dois modelos - o Captur e o Megane - entre os 10 mais vendidos, ocupando o quarto e oitavo lugares, respetivamente. Entre os 50 modelos mais populares a marca do losango conta ainda com o elétrico Zoe.
O C3, da Citroën, foi o sexto modelo preferido pelos portugueses mas sofreu um recuo de 41% nas vendas.
Em sentido contrário, o BMW Série 1 acelerou da 16.ª para a sétima posição graças a uma queda de apenas 3,6% nas vendas.
A fechar o Top 10 estão dois modelos da Fiat: o 500 e o Tipo. O pequeno e icónico citadino subiu da 12.ª para a nona posição graças a um forte impulso em dezembro, quando foi o modelo mais vendido, com 1.022 unidades, o que lhe permitiu escalar do 23.º lugar que ocupava no final de novembro. Já o Tipo caiu do quarto para o décimo posto.
BMW com cinco modelos no Top 50
A BMW é a marca que mais modelos coloca na lista dos 50 mais vendidos. Além do Série 1, a fabricante bávara conta com o Série 3 na 21.ª posição, com o Série 2 (41.º), o X1 (46.º) e o Série 5 (47.º).
Renault, Mercedes, Peugeot, Nissan e Volkswagen todas registam quatro modelos no Top 50.
Na Volkswagen o T-Roc, produzido na Autoeuropa, é o quarto modelo mais vendido, pesando 12,7% das vendas da marca em Portugal.
Três elétricos puros entre os 50 mais vendidos
Num ano em que os automóveis elétricos e híbridos aumentaram as vendas, em contraciclo com o mercado, há três modelos totalmente elétricos entre os 50 mais vendidos.
O Model 3 da Tesla ascende à liderança deste segmento com 1.273 veículos, uma quebra de 17,5% face a 2019, sendo o 35.º modelo mais popular em Portugal. O modelo mais acessível da marca de Elon Musk representa 90% das vendas da Tesla no mercado nacional.
O Renault Zoe, com 1.208 unidades, regista um aumento de 24% nas vendas e ocupa a 37.ª posição. Ainda assim, o elétrico representa apenas 6,5% das vendas da Renault.
Por último, o Nissan Leaf, que em 2019 foi o modelo elétrico mais vendido, surge na 39.ª posição, com 1.109 veículos matriculados, um decréscimo de 33,3% em relação ao ano anterior.
O Classe A da Mercedes consolidou o segundo lugar conquistado em 2019 e fechou o ano passado com 5.978 unidades matriculadas, uma queda de 23,6%.
A Renault tem mais dois modelos - o Captur e o Megane - entre os 10 mais vendidos, ocupando o quarto e oitavo lugares, respetivamente. Entre os 50 modelos mais populares a marca do losango conta ainda com o elétrico Zoe.
O C3, da Citroën, foi o sexto modelo preferido pelos portugueses mas sofreu um recuo de 41% nas vendas.
Em sentido contrário, o BMW Série 1 acelerou da 16.ª para a sétima posição graças a uma queda de apenas 3,6% nas vendas.
A fechar o Top 10 estão dois modelos da Fiat: o 500 e o Tipo. O pequeno e icónico citadino subiu da 12.ª para a nona posição graças a um forte impulso em dezembro, quando foi o modelo mais vendido, com 1.022 unidades, o que lhe permitiu escalar do 23.º lugar que ocupava no final de novembro. Já o Tipo caiu do quarto para o décimo posto.
BMW com cinco modelos no Top 50
A BMW é a marca que mais modelos coloca na lista dos 50 mais vendidos. Além do Série 1, a fabricante bávara conta com o Série 3 na 21.ª posição, com o Série 2 (41.º), o X1 (46.º) e o Série 5 (47.º).
Renault, Mercedes, Peugeot, Nissan e Volkswagen todas registam quatro modelos no Top 50.
Na Volkswagen o T-Roc, produzido na Autoeuropa, é o quarto modelo mais vendido, pesando 12,7% das vendas da marca em Portugal.
Três elétricos puros entre os 50 mais vendidos
Num ano em que os automóveis elétricos e híbridos aumentaram as vendas, em contraciclo com o mercado, há três modelos totalmente elétricos entre os 50 mais vendidos.
O Model 3 da Tesla ascende à liderança deste segmento com 1.273 veículos, uma quebra de 17,5% face a 2019, sendo o 35.º modelo mais popular em Portugal. O modelo mais acessível da marca de Elon Musk representa 90% das vendas da Tesla no mercado nacional.
O Renault Zoe, com 1.208 unidades, regista um aumento de 24% nas vendas e ocupa a 37.ª posição. Ainda assim, o elétrico representa apenas 6,5% das vendas da Renault.
Por último, o Nissan Leaf, que em 2019 foi o modelo elétrico mais vendido, surge na 39.ª posição, com 1.109 veículos matriculados, um decréscimo de 33,3% em relação ao ano anterior.