Notícia
Sindicato diz que Autoeuropa mantém proposta de aumentos salariais que não agrada aos trabalhadores
O SITE-Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul revelou esta segunda-feira que a Autoeuropa mantém a intenção de preceder a atualizações salariais com base na taxa de inflação nos próximos três anos.
03 de Maio de 2021 às 18:15
"Não houve qualquer evolução significativa por parte da Autoeuropa desde o passado mês de março", disse à agência Lusa o coordenador do SITE-Sul, Eduardo Florindo, após uma reunião realizada hoje com a administração da fábrica da Volkswagen em Palmela, no distrito de Setúbal.
"A Autoeuropa continua a propor um acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, mas a discussão em torno dos aumentos deste ano ainda não está fechada", acrescentou.
"Os responsáveis da fábrica de Palmela dizem que não podem viabilizar atualizações salariais mais elevadas para manter a competitividade, mas nós entendemos que o resultado alcançado em 2020 também se deve ao esforço dos trabalhadores. E consideramos que a proposta da empresa é insuficiente", reiterou o sindicalista.
No passado mês de março, o SITE-Sul já tinha acusado a Autoeuropa de ter apresentado uma "contraproposta vergonhosa", com redução de rendimentos e regalias, em resposta às reivindicações dos trabalhadores.
Em comunicado distribuído hoje, o SITE-Sul reconhece que houve alguns avanços no processo negocial que está em curso e adianta que a Comissão de Trabalhadores já marcou reuniões plenárias para os próximos dias 13 e 14 de maio.
"Vamos ter de esperar para ver se há a acordo e qual será a decisão dos trabalhadores da Autoeuropa", disse o coordenador do SITE-Sul.
A administração da Autoeuropa, como é habitual, não presta declarações durante o processo negocial com a Comissão de Trabalhadores.