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SHA encerra actividade com rescisão unilateral de contrato pela Seat

A Seat espanhola rescindiu unilateralmente o contrato com o importador Sociedade Hispânica de Automóveis, o que levará ao encerramento da actividade daquele importador automóvel, anunciou hoje Hipólito Pires, presidente da SHA.

03 de Abril de 2003 às 21:52
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A Seat espanhola rescindiu unilateralmente o contrato com o importador Sociedade Hispânica de Automóveis, o que levará ao encerramento da actividade daquele importador automóvel, anunciou hoje em conferência de imprensa Hipólito Pires, presidente da SHA.

A SHA era importador da Seat há 20 anos. A SHA vai interpor um processo na Câmara Internacional de Comércio de Paris contra a Seat espanhola. A SHA depende economicamente da importação dos veículos da Seat. Cerca de 300 pessoas vão ser afectadas com esta situação.

A Seat espanhola «cortou radicalmente todas as negociações com a SHA, inclusive o acesso aos sistemas informáticos de Espanha, afirmou o mesmo responsável. Todos os contactos entre os clientes Seat e Espanha passam agora a ser realizados através do site www.seathelp.com.

Segundo Hipólito Pires, a «Seat espanhola apontou irregularidades para a rescisão do contrato». No entanto, «pedida a justificação, não foram prestados quaisquer esclarecimentos por Espanha, lamentou o responsável. A SHA encerra assim a sua actividade, com cerca de 200 pessoas a ser dispensadas e «muitos milhões em prejuízos».

Com o fim do contrato, termina também a relação contratual entre a SHA e todos os concessionários em Portugal.

Segundo a mesma fonte, «desde o início de 2002 até hoje, muitos episódios se passaram, todos eles bastante lamentáveis, o que hoje, para mim, é claro que só tinham como objectivo o cancelamento da representação da Seat Portugal sem cumprir o estipulado contratualmente».

Estes episódios incluíram, «afirmações falsas, aliciamento de empregados, provocações vãs de manutenção das relações comerciais entre as empresas», desabafou Hipólito Pires.

«Assisti, ao longo do último ano, ao atropelo sistemático não apenas das regras contratuais, mas também das mais elementares regras de ética de boa conduta comercial e até de urbanidade de uma entidade que devia, pelo seu nome e dimensão, ter outro tipo de conduta», afirmou.

A SHA estava actualmente à espera de uma entrega de cerca de seis mil carros para satisfazer as encomendas feitas pelos clientes da marca. O corte de relações entre as empresas impossibilita a realização dessas entregas.

Segundo a mesma fonte, a empresa, em 2001 foi informado que havia em estudo uma reestruturação da Seat para o mercado nacional. Embora não tenha sido referido qual poderá ser o novo importador rumores de mercado apontam a possibilidade da SAG/Siva de vir a assumir essa importação.

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