Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Repsol compra tecnológica portuguesa miio para se expandir na mobilidade elétrica

A Repsol tem mais de 1.800 pontos de carregamento instalados nos dois países e é líder em pontos de carregamento rápido em estações de serviço.

Reuters
Bárbara Silva barbarasilva@negocios.pt 09 de Fevereiro de 2024 às 16:48
A energética espanhola Repsol anunciou esta sexta-feira a aquisição de uma participação maioritária da startup portuguesa miio, fundada em 2019 e que integra desde julho de 2022 o portefólio da Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do grupo do Banco Português de Fomento. De base tecnológica, a miio nasceu com a missão de simplificar a mobilidade elétrica em Portugal através de soluções pioneiras para veículos elétricos, através de aplicações móveis para smartphones, que dispensam o uso de cartões físicos nos postos de carregamento.

Com extensas redes de postos de abastecimento em Portugal e Espanha, para a Repsol este investimento significa um reforço na sua aposta na área da mobilidade elétrica, frisou a empresa em comunicado. "Esta parceria está em linha com o Plano Estratégico e os objetivos da Repsol, permitindo-nos alargar o nosso portefólio e a colocar em prática o nosso conhecimento no âmbito da mobilidade elétrica. Acreditamos que a nossa experiência, aliada à presença no mercado ibérico, vai impulsionar significativamente a oferta de soluções inovadoras que satisfazem as necessidades distintas dos nossos clientes", disse Paloma Gallo, responsável pelo desenvolvimento do negócio de Mobilidade Elétrica da Repsol em Portugal. Nesta área a empresa conta com quase 15 anos de experiência e detém uma rede pública de carregamento na Península Ibérica.

Até à data, a empresa tem mais de 1800 pontos de carregamento instalados nos dois países e é líder em pontos de carregamento rápido em estações de serviço. A Repsol dispõe de pontos de carregamento elétrico rápidos e ultrarrápidos, em estações de serviço, nos principais corredores da Península Ibérica, com ligações compatíveis com qualquer tipo de veículo elétrico. 

Para a miio, a parceria com a espanhola "é um marco que celebra não só o nosso crescimento, mas também a visão partilhada de inovação e sustentabilidade. Ampliamos, assim, as nossas capacidades para aprofundar a internacionalização e enriquecer ainda mais o portfólio dos produtos miio. Esta colaboração é uma alavanca que nos ajudará a impulsionar a mobilidade elétrica e a fortalecer a nossa trajetória de independência e inovação", afirma Daniela Simões, CEO e Co-fundadora da miio.

Por seu lado, a Portugal Ventures sublinha que a miio se posiona atualmente como um dos principais players da mobilidade elétrica em Portugal. "Através do nosso investimento conseguimos garantir à equipa da miio os meios financeiros necessários e o knowhow que permitiu à empresa alcançar vários objetivos, resultando no reconhecimento da Repsol e a respetiva aquisição maioritária, o que irá permitir a internacionalização e potenciar o desenvolvimento do produto da miio", disse Teresa Fiúza, vice-presidente da Portugal Ventures. 

Em 2022 a miio expandiu-se internacionalmente, com a entrada nos mercados espanhol e francês. Atualmente, conta com mais de 280 mil utilizadores registados nos três países, uma comunidade que representa cerca de 70% do mercado português de utilizadores de veículos elétricos e plug-in.
Ver comentários
Saber mais Empresas Investimentos Repsol Portugal Península Ibérica Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio