Notícia
Preço dos automóveis novos deverá disparar em Setembro
O novo método de homologação das viaturas fornecerá dados mais realistas sobre as emissões, o que resultará numa subida da factura fiscal.
O preço dos automóveis novos deverá sofrer um agravamento em Setembro que pode chegar aos milhares de euros, avança o Jornal de Notícias na edição desta segunda-feira, 9 de Abril.
Isto porque passará a ser usado um novo método de homologação das viaturas que fornece dados de consumo e de emissões de dióxido de carbono mais realistas. Com o aumento das emissões agrava-se também o valor do imposto a pagar.
O novo método de homologação (Worldwide Harmonized Light Test Procedure, WLTP) que já é usado desde Setembro do ano passado nos modelos novos das fabricantes automóveis, passará a ser aplicado também aos modelos mais antigos em Setembro deste ano.
A título de exemplo, o Jornal de Notícias escreve que, no caso de um Opel Astra 1.6 CDTI, o agravamento de preço deverá ser de 3.260 euros.
Contactado pela mesma publicação, o Ministério das Finanças referiu que está a acompanhar a situação em articulação com a ACAP.