Notícia
Opel lança gama completa a GPL
A Opel está lançar no mercado nacional uma gama completa de modelos a GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), que permite reduzir significativamente os custos com combustível. Ao todo, são dez versões distribuídas por seis modelos que passam a estar disponíveis na gama FlexFuel (gasolina e GPL).
Do utilitário Corsa aos familiares Insignia e Insignia Sports Tourer, passando pelos monovolumes Meriva Tourer e Zafira Tourer, e contemplando também o SUV Mokka e o familiar compacto Astra (carro e carrinha), os dez novos elementos da gama FlexFuel da Opel vêm equipados de série com sistemas completos de alimentação de GPL instalados na fábrica,
A designação FlexFuel destaca o facto de estas versões poderem funcionar a GPL ou a gasolina, bastando ao condutor premir uma tecla na consola central do painel de instrumentos para seleccionar um ou outro combustível. O depósito de gás está instalado no espaço da roda sobressalente, pelo que o habitáculo mantém a volumetria inalterada, tanto para passageiros como para bagagens. O abastecimento de GPL é feito através de um bocal próprio, adjacente ao bocal do depósito de gasolina, recorrendo a um pequeno adaptador de enroscar muito fácil de utilizar.
35 a 40% de poupança
Com um preço por litro de cerca de 82 cêntimos, quase metade do da gasolina de 95 octanas, o GPL representa uma poupança entre 35 e 40 por cento nos custos com combustível. Segundo as contas da marca alemã, para um condutor que percorra anualmente 25.000 quilómetros, a redução do gasto no posto de abastecimento pode ser da ordem de 1.000 euros ao final de 12 meses. Por outro lado, o GPL contribui para a diminuição do nível de emissões poluentes (CO2) em cerca de 15 por cento.
À poupança nos custos de combustível e à redução de emissões, o sistema adicional de alimentação com GPL acrescenta ainda autonomia aos veículos. No Insignia 1.4 Turbo FlexFuel, por exemplo, a autonomia ultrapassa 1.700 km graças ao depósito adicional de GPL com capacidade para 41 litros. Uma vez cheio, este depósito garante, apenas por si, mais de 500 km de autonomia ao Insignia.
Com os preços entre os 15.290 e os 30.150 euros, as versões FlexFuel da Opel têm apenas ligeiro acréscimo face às versões a gasolina. Na comparação com o Meriva Tourer 1.4 Turbo, o Meriva Tourer 1.4 Turbo FlexFuel tem um acréscimo de preço de apenas 700 euros. Este modelo a GPL está posicionado 600 euros abaixo da versão 1.3 CDTI a gasóleo. O mesmo sucede no caso do Corsa, de forma ainda mais acentuada. O Corsa 1.2 FlexFuel tem um preço inferior em 2.600 euros face ao Corsa 1.3 CDTI a gasóleo e custa apenas mais 1000 euros que o Corsa 1.2 a gasolina.
A rede de abastecimento GPL em Portugal engloba cerca de 300 postos, cobrindo todo o território, e a legislação actual deixou de restringir o acesso aos parques de estacionamento subterrâneos, como acontecia até há pouco tempo. Também deixou de ser necessária a placa indicativa no exterior do veículo do combustível utilizado.