Notícia
Nova fábrica de componentes para automóveis instala-se em Viana e cria 50 empregos
O grupo francês Steep Plastique, especializado na produção de componentes plásticos para a indústria automóvel, está a instalar-se em Viana do Castelo e vai criar, numa primeira fase, 50 novos postos de trabalho, anunciou a adjudicatária da obra.
A empresa de construção civil Garcia Garcia, que está a realizar a obra para a multinacional francesa, "com conclusão prevista para o final do mês", referiu em comunicado que "no arranque, o projecto irá criar cerca de 50 postos de trabalho directos, podendo este número ascender a 200 numa fase de maior maturação do investimento em Portugal.
Com uma área superior a 14.350 metros quadrados, a nova unidade, no parque empresarial de Lanheses, "irá produzir peças injectadas de plástico para componentes da indústria automóvel, estando a sua produção destinada ao mercado internacional".
A multinacional francesa "com presença em França, Eslováquia, Marrocos, Turquia e, agora, Portugal, trabalha directamente para mais de 20 marcas de automóveis", especificou a construtora.
"Em Viana do Castelo está a crescer um verdadeiro 'cluster' de empresas do sector, que, no conjunto do país, valem 5,9% do Produto Interno Bruto (PIB), sustentou a construtora.
Esta é a quarta unidade para o sector automóvel que a construtora Garcia Garcia "concebe e constrói" no parque empresarial de Lanheses, depois "das fábricas da BorgWarner, Eurostyle e Bontaz, esta última a inaugurar, igualmente, este mês".
A nova fábrica da Steep Plastique prevê "duas áreas funcionais, a nave industrial e o bloco administrativo".