Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Honda paga 24 milhões de dólares por discriminação racial

O Consumer Finance Protection Bureau norte-americano apurou que a Honda Finance Corporation (AHFC) cobrava às minorias, a mais, entre 150 a 250 dólares pelos créditos pedidos.

15 de Julho de 2015 às 14:13
  • ...

A Honda Finance Corporation vai pagar 24 milhões de dólares (cerca de 21,7 milhões de euros) por práticas de discriminação contra minorias étnicas, mais especificamente, por conceder créditos automóveis com taxas de juro diferenciadas consoante a raça dos clientes, noticiou esta terça-feira, 14 de Julho, a Reuters.

De acordo com a Reuters, clientes afro-americanos, de origem hispânica e origem asiática eram penalizados somente por causa da sua raça, pagando taxas de juro mais elevadas pelos créditos automóveis.

As autoridades americanas apuraram que o sector financeiro norte-americano da Honda aceitou pedidos de crédito que obrigavam as minorias a pagar entre 150 a 250 dólares (entre 136 e 227 euros) a mais do os restantes clientes, escreve a CNN.

A empresa não concede crédito directamente aos clientes, mas recebe candidaturas a crédito submetidas pelos vendedores de carros, explica a Reuters, salientando que os vendedores têm liberdade para variar a taxa de juro aplicada ao crédito depois de definido o valor base pela marca.

Além de acordar o pagamento de 24 milhões de dólares, a Honda comprometeu-se a limitar a actuação dos vendedores no que diz respeito à definição da taxa de juro aplicada ao crédito automóvel e a entregar 1 milhão de dólares a um programa de educação sobre autofinanciamento para minorias étnicas, diz a Reuters.

"A AHFC é contra a todas as formas de discriminação, e esperamos que os nossos vendedores tenham este princípio também", fez saber a Honda num comunicado emitido na sequência deste caso.

 
(Notícia corrigida às 15h20)

Ver comentários
Saber mais Honda Finance Corporation Reuters Honda serviços financeiros automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio