Notícia
Governo vai criar plano de abate para veículos em fim de vida
É uma das novidades da última versão do acordo em concertação social. Ligeiros de passageiros terão plano de abate. Para os pesados de mercadorias será criado o “gás profissional”
O Governo compromete-se a criar um plano de abate de automóveis ligeiros de passageiros em fim de vida. O gasóleo profissional será alargado aos transportes coletivos e será criado um "gás profissional" para o transporte pesado de mercadorias.
Estas medidas surgem no documento que serviu de base ao acordo de concertação social alcançado este sábado, e não constavam das versões anteriores.
Prevê-se agora a "implementação de um plano de abate de automóveis ligeiros de passageiros em fim de vida, a implementar no quadro da estratégia de mobilidade sustentável, a par do alargamento do gasóleo profissional ao transporte público coletivo de passageiros e com a criação do «Gás Profissional» para o transporte pesado de mercadorias".
O texto não explica quando é que estas medidas serão implementadas, mas a expectativa das associações patronais é que pelo menos grande parte delas tenha tradução no orçamento que será apresentado esta segunda-feira, o de 2023.
O acordo será apresentado este domingo, numa cerimónia no Palácio Foz, pelo primeiro-ministro.