Notícia
DaimlerChrysler investe 609,2 milhões de euros para produzir Mercedes GST
A DaimlerChrysler vai investir 600 milhões de dólares (609,2 milhões de euros) na fábrica norte-americana de Tuscallosa, que a partir do final de 2004 irá produzir o modelo GST, divulgado este ano no Salão de Detroit.
O modelo (na foto) foi apresentado sobre a forma de protótipo com portas laterais de abertura em sentido inverso com um ângulo de abertura de 90º na última edição do certame automóvel norte-americano, em Janeiro deste ano, posicionando-se entre uma carrinha, um monovolume e um «todo-terreno».
O interior é composto por dois painéis de alumínio, que incluem um ecrã a cores com sistema de navegação, leitor de CD com informação de percurso e ausência de consola central.
O motor deste protótipo com 5.500cc e V8 debita 360 cavalos e a transmissão integral electrónica é semelhante aos modelos Classe M e Classe G. A suspensão pneumática e o sistema de travagem de alta pressão fazem parte do equipamento.
A marca alemã do Grupo DaimlerChrysler deverá escoar parte deste modelo no mercado norte-americano, estando também prevista a sua exportação para a Europa numa fase posterior.
Com o GST, a Mercedes irá estrear uma nova tipologia de veículos, que será seguida por outros construtores.