Notícia
Bruxelas prepara pressão sobre VW para indemnizar clientes
A Comissária Europeia da Justiça está a trabalhar com grupos de consumidores para exercer pressão sobre a Volkswagen. O objectivo é que a fabricante indemnize os clientes na Europa, como fez nos EUA, depois do escândalo das emissões poluentes.
Bruxelas quer que a Volkswagen indemnize os clientes na Europa como fez nos Estados Unidos da América (EUA) na sequência do escândalo das emissões de gases poluentes. De acordo com a Reuters, a Comissária Europeia da Justiça, Vera Jourova, tem estado a trabalhar com grupos europeus de consumidores no sentido de pressionar a fabricante alemã.
A Volkswagen comprometeu-se a compensar os 475 mil proprietários norte-americanos de automóveis que foram afectados. Estando, para isso, disponível a pagar 15,3 mil milhões de dólares – perto de 14 mil milhões de euros – aos clientes nos EUA. Porém, a construtora até agora rejeitou tais pedidos para compensar em 8,5 milhões de dólares - mais de 7,7 milhões de euros - os donos de veículos afectados na Europa.
Numa tentativa de aumentar a pressão sobre fabricante alemã, a comissária europeia enviou um e-mail à empresa alertando-a para o facto de "estarem a trabalhar com as autoridades de consumo para assegurar que os consumidores europeus estão a ter um tratamento justo". Além disso, Bruxelas enviou uma carta às autoridades de protecção do consumidor dos 28 países da União Europeia com o objectivo de recolher informação sobre as dificuldades que enfrentam e como podem coordenar esforços para resolver a situação, revelou a porta-voz do executivo comunitário num email citado pela Reuters.
A mesma fonte adiantou que, as opções que a Europa pode ter para fazer com que a Volkswagen indemnize os clientes lesados vão ser discutidas quando decorrer, em Setembro, a reunião com os grupos de consumidores.
A Volkswagen, questionada pela Reuters, não quis comentar esta situação.