Notícia
Volkswagen com resultados acima do esperado no semestre
O grupo automóvel separou mais 2,2 mil milhões de euros para lidar com o escândalo de emissões nos Estados Unidos. Mesmo assim, viu os seus primeiros seis meses de 2016 fecharem com lucros.
A Volkswagen anunciou esta quarta-feira, 20 de Junho, lucros semestrais "significativamente maiores" do que o esperado, mesmo depois do escândalo de manipulação de emissões poluentes que atingiu 11 milhões de carros em todo o mundo.
A fabricante alemã antecipou que os seus lucros foram de 7,5 mil milhões de euros entre Janeiro e Junho deste ano. Tendo em conta que o grupo reservou 2,2 mil milhões de euros para fazer face a "novos riscos legais", fecha o indicador nos 5,3 mil milhões de euros.
A nova provisão é anunciada depois de ter sido tornado público que a empresa vai à barra dos tribunais em pelo menos três estados norte-americanos – Nova Iorque, Massachusetts e Maryland. Mesmo depois de ter acordado com os reguladores daquele dos Estados Unidos da América pagar 15,3 milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros).
O resultado acima do esperado no semestre é justificado pela procura europeia, sobretudo devia à renovação de frotas de empresas. A Volkswagen mantém-se, todavia, cautelosa em relação aos resultados anuais.
Tendo em conta as condições económicas da América do Sul e Rússia, o grupo espera uma baixa de 5% nas receitas anuais.