Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BMW, Audi e Mercedes compram serviço de mapas da Nokia por 2,8 mil milhões de euros

A BMW, a Audi e a Daimler - detentora da marca Mercedes - vão dar 2,8 mil milhões de euros pelo negócio de mapas da Nokia, ultrapassando as rivais tecnológicas na obtenção do serviço de localização, parte fundamental para o desenvolvimento de carros que conduzem sozinhos.

Bloomberg
03 de Agosto de 2015 às 14:29
  • ...

As três produtoras de automóveis germânicas juntaram forças e vão deter partes iguais do negócio de localização e mapas, conhecido como "HERE", pode ler-se no comunicado que dá conta da compra do sistema de mapas e localização à Nokia. A BMW, a Audi e a Daimler vão pagar cerca de 2,5 mil milhões de euros por este sistema, escreve a Reuters, salientando que o valor total do negócio rondará os 2,8 mil milhões de euros, quando contabilizado o passivo.

Mais tarde, os produtores de automóveis vão convidar a General Atlantic a juntar-se ao consórcio como investidor e potencial mediador, escreve a Reuters, citando fontes próximas do processo.

"Esta aquisição tem como objectivo assegurar a disponibilidade a longo prazo dos produtos e serviços do HERE como uma plataforma aberta, independente e de criação de valor de mapas e outros serviços de mobilidade, acessíveis a todos os clientes da indústria automóvel e de outros sectores", pode ler-se no comunicado emitido pela Daimler.

O HERE "continuará a oferecer os seis serviços e produtos a toda a indústria", garante este comunicado, e a sua gestão "continuará a ser independente".

Todavia, com esta aquisição "há o risco de que os outros produtores de veículos sejam empurrados para os braços do Google", alerta Richard Windsor, um analista citado pela Reuters. De referir que o principal concorrente do HERE é o serviço Google Maps.

A HERE fornece actualmente mapas a cerca de 80% dos carros com sistema de navegação na América do Norte e na Europa. 

Neste negócio, os produtores germânicos terão usado a sua influência com principais clientes desta tecnologia para bloquear outras ofertas, considerou o analista Mikael Rautanen, citado pela Reuters, justificando assim que o preço de venda "seja inferior ao inicialmente esperado".


A Nokia previa que este negócio fosse alcançado por valores na ordem dos 4 mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros), avançava a Bloomberg a 21 de Julho.

A importância deste negócio prende-se com o facto de os "mapas em tempo real e a localização de serviços serem a base para a mobilidade de amanhã".

"O HERE está a construir as bases da mobilidade da próxima geração", diz este comunicado, salientando que "para a indústria automóvel esta é a base para novos sistemas de assistência e, em última instancia, à condução autónoma".
 
O negócio está agora sujeito à aprovação das autoridades competentes e deverá estar finalizado no primeiro trimestre de 2016.

Ver comentários
Saber mais BMW Audi General Atlantic Richard Windsor Google Maps automóvel Daimler Mercedes Nokia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio