Notícia
Symington financiada em 160 mil euros pelo Horizonte 2020
A empresa de vinhos é uma das 15 beneficiárias de um total de 32 milhões de euros em projectos que introduzem ideias inovadoras. O programa é da responsabilidade de Carlos Moedas.
O grupo Symington, que detém a Graham’s, Cockburn’s e Dow’s, entre outras marcas de vinho do Porto, ganhou um financiamento de 160 mil euros do Horizonte 2020, no âmbito do projecto-piloto "Processo Acelerado para a Inovação", segundo um comunicado da Comissão Europeia.
A empresa, sedeada em Vila Nova de Gaia, está "envolvida num projecto conjunto com outras quatro empresas dedicadas ao sector vinícola. O projecto apresentado consiste na introdução de um mecanismo robotizado como sistema de monitorização das vinhas, de dimensão reduzida e eficaz em termos de custos. O objectivo consiste na resposta a uma necessidade existente perante o mercado vinícola, mercado de alargada dimensão no continente europeu", salientou o mesmo comunicado. A Symington, liderada por Paul Symington (na foto), facturou 90 milhões de euros em 2015 e exporta mais de 90% da produção.
O programa Horizonte 2020 é da responsabilidade do Comissário Europeu Carlos Moedas e atribuiu um total de 32 milhões de euros em projectos que incluam ideias inovadoras no mercado. Foram escolhidos 15 beneficiários nesta quinta ronda, incluindo a Symington, num total de 32 milhões de euros, para 70 parceiros em 19 países.
Cada projecto recebe até 2 milhões de euros e os aprovados incluem o desenvolvimento de tecnologia de materiais para aeronaves, terminais de eléctrodos para doenças cardíacas, fachadas de vidro pré-fabricadas e sustentáveis e um novo tratamento para a doença arterial periférica, referiu a Comissão Europeia.
O "Processo Acelerado para a Inovação" foi lançado em Janeiro de 2015 e já recebeu 1.446 propostas, das quais 77 foram escolhidas para receber 166,5 milhões de euros.