Notícia
UE pediu ao Brasil que suspendesse exportações de carne
O pedido visa evitar desencadear um bloqueio às importações, que demoraria muito mais tempo a levantar do que uma suspensão voluntária. Brasília terá recusado. Técnicos reúnem esta sexta-feira em Bruxelas para avaliar a situação.
A União Europeia pediu ao Brasil para que o país, voluntariamente, suspenda o envio de carne para os países do Velho Continente, na sequência do escândalo "Carne Fraca" que investiga subornos pagos a técnicos de saúde alimentar para validar produtos que não estavam em condições de comercialização.
O pedido, que é citado pela Reuters, visa evitar um bloqueio à importação de carne, e cujo posterior levantamento seria mais demorado do que uma suspensão voluntária. Contudo, Brasília não concordou com o pedido de Bruxelas, referem diplomatas à agência noticiosa.
De acordo com a Reuters as exportações de carne praticamente foram interrompidas desde que a investigação foi conhecida no final da semana passada. Já as vendas de carne proveniente das 21 instalações que estão sob investigação foram interrompidas pelo governo brasileiro, que continua a insistir na qualidade da carne brasileira em geral.
Esta sexta-feira, peritos reúnem em Bruxelas para analisar o caso e eventualmente decidir as medidas a aplicar.